sexta-feira, 9 de abril de 2010

2

Cuidado! A gordura “esconde” o PSA

É necessário o ajuste dos valores da concentração sérica de PSA no rastreamento do câncer de próstata em homens obesos.
EXAME DE PRÓSTATA

De acordo com pesquisadores canadenses e americanos, homens com índice de massa corporal (IMC) elevado, em geral apresentam concentrações séricas relativamente baixas de antígeno específico da próstata (PSA), mesmo quando há achados prostáticos anormais e, portanto, é possível que a neoplasia não seja detectada precocemente ou, até mesmo, não seja detectada.

É provável que isto ocorra por um efeito de diluição. “Homens obesos possuem valores mais baixos de PSA provavelmente pelo excesso de volume sanguíneo”, declarou o pesquisador sênior Dr. Stephen J. Freedland à Reuters Health.

O Dr. Freedland, da Duke University School of Medicine, em Durham, Carolina do Norte, e colaboradores analisaram os dados de 535 participantes de um programa de rastreamento de câncer de próstata e publicaram as conclusões na edição de maio de Urology.

A maior parte dos homens (73%) possuía um IMC elevado e 27% eram obesos. Ao todo, 51 homens (10%) apresentavam uma concentração sérica de PSA acima de 4,0 ng/ml e oito (2%) apresentavam uma concentração superior a 10 ng/ml. No total, 61 homens (12%) apresentavam um exame de toque retal anormal.

Em comparação aos homens com peso normal, aqueles com sobrepeso apresentavam valores de concentração de PSA 5% menor. Para aqueles com obesidade leve a diferença foi de 14%, e nos moderadamente e relevantemente obesos os valores foram 29% inferiores.

Enquanto o IMC apresentou uma relação inversa com a concentração de PSA, não houve uma associação significativa entre IMC e os achados do toque retal.

Assim, ao interpretar um valor de PSA em um homem obeso é preciso ajustar o valor que consideramos anormal para baixo a fim de refletir esta medida diluída do PSA. Se não o fizermos, poderemos negligenciar o diagnóstico de neoplasias malignas em homens obesos“, concluiu o Dr. Freedland.
Fonte: Urology

2 Comentários:

Anônimo disse...

meu pai tem 72 anos o psa dele deu 8.11 este n* e´muito alto?? qual remedio e recomendado??

Anônimo disse...

Amigo eu recomendo que vc o leve emediatamente ao urologista, certamente ele vai pedir a vc uma biopsia.