terça-feira, 6 de abril de 2010

1

Mamas densas aumentam risco de reincidência de câncer

daniella-sarahyba-cancer-de-mama
Além de dificultar a detecção dos tumores, tecidos mais densos podem quadruplicar as chances de ressurgimento da doença após cirurgia
Mulheres com seios mais densos têm seis vezes mais chances de desenvolver câncer de mama

Saber a densidade do tecido mamário pode ser uma informação importante para a prevenção e o tratamento do câncer. Um estudo publicado nesta segunda-feira (9) pelo periódico científico Cancer afirma que as chances de reincidência de tumores em pacientes que passaram por uma lumpectomia (cirurgia para a retirada do tumor) são de 21% para mulheres com seios mais densos – quatro vezes mais do que a porcentagem observadas entre mulheres com seios menos densos.

Segundo a pesquisa, entre as pacientes que não foram submetidas a tratamento com radiação após a cirurgia, a maior densidade dos seios pode provocar um risco de reincidência de até 40%. O estudo, realizado ao longo de dez anos com 355 mulheres canadenses que já passaram pela cirurgia, é mais um alerta para a importância da densidade mamária como fator de risco para o câncer.

Em 2007, uma pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine alertava que as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama aumentam até seis vezes se ela tiver seios mais densos (densidade de até 75%). Além de ser mais frequente, o câncer em tecidos densos é mais difícil de diagnosticar, pois diminui a sensibilidade da mamografia.

Embora ainda não tenham descoberto o motivo para os riscos associados à densidade mamária, os pesquisadores acreditam que os mesmos hormônios que tornam as mamas mais densas podem ser responsáveis pela maior incidência de câncer. A descoberta pode melhorar o tratamento pós-operatório das pacientes após a retirada de tumores e estimular o diagnóstico precoce.
Fonte:Época 

1 Comentário:

Anônimo disse...

Men in this region are not hygienic