sexta-feira, 2 de abril de 2010

0

Canoa Quebrada II

praçacanoa falesiacanoa P1010747lunarosa
chapalha1
Ó aí, Carolyne, tudo isso e muito mais vocês vão viver nesse paraíso. Clima de aventura, de mistérios trazidos do mar pelo vento em sussurros, de romance…Pra onde a gente se vira tem uma paisagem, um cenário, ou uma poesia-cenário ora em verso ora em prosa para ser sorvida pelos sentidos ao mesmo tempo encantados e atônitos com esta soberba  dádiva da natureza. A cor ocre das falésias contribui com seu tom quente na paleta de cores de Canoa Quebrada, equilibrando os tons frios do   azul do céu e do verde do mar em seu eterno encontro, ao mesmo tempo cartesiano e poético.

E ainda tem a brisa, o cheiro de mar e da magia de qualquer coisa vaga que paira no ar, que inalamos com prazer sublime como um perfume raro e exótico que nos anima e também nos enternece. Algo que não se poderia descrever com a frieza das palavras, sem ser sacrílego. Impotente, recorro a Fernando Pessoa, que paece ter sido definitivo em muitas das coisas sobre as quais meditou e plasmou com arte:

Navegar é Preciso

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a minha alma a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
(Fernando Pessoa)
Sim, navegar é preciso, mas, se não der, ficar à beira mar em Canoa Quebrada de vez em quando……
Pra se visitar a dois, com alguém muito, muito especial.

Comentários: