quarta-feira, 12 de maio de 2010

4

O Poder Terapeutico do Riso.


Desde crianças ouvimos a expressão 'rir é o melhor remédio'. Mas este conceito nunca foi tão levado a sério como nos últimos tempos. O riso agora é considerado terapia, comprovada por estudos médicos e com resultados surpreendentes.
O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma gargalhada bem gostosa - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional. Protege ajudando a nos prevenir de várias enfermidades.

A risoterapia como método terapêutico existe desde a década de 60. Quem assistiu ao filme Patch Adams conhece bem a história. O americano hunter Adams, conhecido como Patch Adams, já implantava o método em hospitais e escolas desde a sua época de estudante. Era comum vê-lo atender seus pacientes com nariz vermelho ou peruca de palhaço.

Cientificamente o riso é um grande estimulador, ele é responsável por mandar a ordem ao cérebro, através do hipotálamo, que sintetiza as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas. Essas substâncias, que são produzidas nos momentos de bom humor e conseqüentemente do riso, são analgésicas, similares às morfinas, mas com potência cem vezes maior. 

O riso está associado não somente com o alívio de tensão induzido pelo perigo e sinalização não agressiva, mas também com a expressão de emoções positivas. Riso e humor diminuem estresse e ansiedade, reforçam a imunidade, relaxam a tensão muscular e diminuem a dor. O riso inicia uma cadeia de reações fisiológicas.

Primeiro, ele ativa o sistema cardiovascular, a freqüência cardíaca e pressão arterial aumentam. As artérias então se dilatam, levando, portanto, a uma queda da pressão. Contrações fortes e repetidas dos músculos da parede torácica, abdômen e diafragma aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos. A respiração forçada (o há!há!há! do riso) eleva o fluxo de oxigênio no sangue. A tensão muscular diminui e pode-se temporariamente, perder o controle dos nossos membros, como na expressão “ficar fraco de tanto rir”.

Pessoas que sofrem de raiva crônica têm alta incidência de pressão sanguínea elevada, níveis mais altos de colesterol e são mais vulneráveis a ataques cardíacos. Enquanto a raiva, a depressão e a frustração perturbam a função de muitos sistemas fisiológicos, incluindo o sistema imune, o riso ajuda estes sistemas a funcionarem melhor. Por exemplo, o riso ajuda o sistema a aumentar o número de células que auxiliam contra infecção, as células T, no sangue. O riso também pode promover mudanças hormonais benéficas.

"Após a primeira sessão de terapia do riso havia menos dores, nomeadamente nas articulações, e maiores sentimentos de felicidade e de auto-estima", explicou à Lusa Arlete Lourenço, 27 anos, enfermeira na Psiquiatria do Hospital de Faro, em Portugal e terapeuta do riso na Associação Oncológica do Algarve (AOA).

Dar umas boas gargalhadas aumenta também as defesas imunológicas e a capacidade de reagir às doenças, e promove a saúde mental evitando a sua degeneração, defende a enfermeira Arlete, que cita o ditado popular "rir faz bem à saúde" e critica aquele que diz: "muito riso é sinal de pouco siso".

Segundo a enfermeira Arlete, as sessões de terapia do riso baseiam-se em executar exercícios de riso que estimulem a auto-estima e são seguidos por uma fase de relaxamento, seguindo o método indiano "Madan Kataria", fundador do Clube Internacional do Riso e que defende que rir é "uma energia positiva que traz saúde, felicidade e bem estar".

4 Comentários:

Anônimo disse...

Aeeeeee Daniel!!!!

Rir só faz bem... sorria a vida te ama!!!!!

VideoGameCafe disse...

Pai,
Nao esqueci do seu aniversario, apenas continuo sem pc e tentando finalizar meu projeto de doutorado.As coisas estao um pouco complicadas aqui, mas tudo bem estou conseguindo estudar e por enquanto nao tenho problemas finaceiros tb. Fiquei muito feliz com a noticia dos resultados positivos dos exames dois meses atras.E gostaria de ter falado mais com vc pelo telefone naquela vez tb. Quero que saibas que te amo muito e mesmo daqui de longe, sempre estou na torcida para que tudo de certo.Sei que nao nos comunicamos sempre, mas minha situacao aqui nao e o que podemos chamar de ideal no momento...me comunico com dificuldades tb com a mae e com todo o mundo...Gostaria de apresentar a Vivi para vc. Estamos namorando a 4 meses. Mas agora ela esta em Hiroshima e eu, como vc sabe em Tokyo. Ela escreveu essa mensagem em maio para vc, mas so agora consigo postar...

Hi, Mr.Guimarães...
I heard a lot about you from your really nice son, Daniel.. And it's
an honour for me to know about you..
I also heard that your therapy is going well, and i'm very happy also
to know the result of the treatment is very good.. I hope you can keep
up for the best..
And I wish everything will work the best for you and your family..

I know to be with every single treatment is not easy for you, but
you,you also made up a blog to help another people,that is really made
me so impress about you..

Daniel read your blog for me, and i think this is really a nice blog..
Actually i'm currently studying nutrition and food science on
university.. And the informations you share on your blog gave me more
infos for my studies also.. And its really true that diet fiber and
health is really connected,but many people now only consume small
serving of fresh vegetables and fruits..

I really hope in the near future we can talk and exchange information
about this and other things also..

Once again, its very nice to know about you, and i hope we can keep in
touch..

Best regards from Japan,
Vivi

Pai, espero que entendas e nao fique tao chateado qto pareceu da ultima vez...Te amo muito
Grande abraco,

Daniel

VideoGameCafe disse...

E parabens pelo blog!

VideoGameCafe disse...

Ah...e desculpe os erros de portugues e acentuacao. O teclado aqui desse pc e padrao japones.

"Gostaria de apresentar a Vivi para vc. Estamos namorando a 4 meses. Correcao : Estamos namorando ha 4 meses."

Mais uma vez te amo muito pai e peco sempre pela sua completa recuperacao!!

Abs,

Daniel