quinta-feira, 13 de maio de 2010

0

“Cirurgia Plástica do Bem”


Ao pensar em cirurgia plástica, a primeira imagem que nos vem à cabeça são operações estéticas, implantes de silicone, correção de nariz e orelha, lipoaspiração, entre outras. Quando queremos corrigir imperfeições ou ressaltar uma parte do corpo é que lembramos do cirurgião plástico.
Entretanto, esses profissionais também são responsáveis pela correção das imperfeições decorrentes de acidentes, como queimaduras e doenças, como o câncer de mama ou mesmo congênitas. Talvez mais do que as cirurgias estéticas, as reparadoras são importantes coadjuvantes na restauração da auto-estima do paciente. 

As cirurgias reparadoras acabam mudando a vida das pessoas. Com o objetivo de diminuir o tempo de espera de fila de hospitais públicos por esse tipo de cirurgias, a SBCP-SP programou a realização da “Cirurgia Plástica do Bem” como parte dos eventos da jornada paulistana de cirurgia.  

Será oferecido um serviço de utilidade pública. “Sem o mutirão, seria realizada uma cirurgia por dia nos hospitais participantes. Com a ação, esse número deve aumentar, com uma expectativa de que sejam feitas até cinco cirurgias por dia”, explica Carlos Alberto Komatsu, presidente da SBCP-SP.

Durante o evento, cada hospital será responsável por um tipo de intervenção específica. O ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) fará cirurgias plásticas em pessoas com tumores cutâneos. O Hospital Pérola Byington, outro participante, realiza cirurgias de reconstrução mamária pós-câncer.

A organização do evento incentiva profissionais a dedicarem um dia inteiro a esse tipo de atendimento. São diferentes cirurgias sendo realizadas em várias cidades do Estado de São Paulo. Os pacientes serão selecionados previamente pelo hospital, de acordo com a urgência do caso e o tempo que a pessoa já está na fila.

==============================================

Estudo sugere que linhaça pode vir a ser nova arma contra câncer de ovário.

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos EUA, sugere que a linhaça pode ajudar a reduzir a severidade do câncer de ovário. Em testes com galinhas, os cientistas descobriram que, entre as aves doentes, aquelas que eram alimentadas com as sementes tinham mais chances de manter um peso saudável, desenvolviam menos tumores em estágio avançado, tinham menos metástase do câncer e apresentavam maior sobrevida do que as galinhas com dieta convencional.

De acordo com os autores, a linhaça é rica em ácido alfalinoleico - um tipo de ômega-3 associado a diversos benefícios para a saúde -, e é relacionada, por diversos estudos, à inibição dos cânceres de cólon, de pele e de pulmão em humanos.

Entretanto, apesar de a galinha ser o único animal que desenvolve, espontaneamente, câncer ovariano na superfície dos ovários, como humanos, os especialistas recomendam cautela na análise dos resultados. Para confirmar os benefícios da semente e desvendar as razões da proteção, estudos mais complexos são necessários. 

“Essas descobertas podem oferecer as bases para um teste clínico que avalie a eficácia da linhaça como quimiossupressor do câncer de ovário em mulheres”, concluíram os autores.
 

Comentários: