sábado, 29 de maio de 2010

0

Anvisa alerta para cuidados na hora de comprar medicamentos

thaislinda A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulga em sua página na internet uma série de cuidados que devem ser tomados na hora de comprar medicamentos. A automedicação e o uso inadequado de certas substâncias podem gerar graves complicações para a saúde. Por isso, é bom ficar atento e seguir as regras definidas pela Agência.

CUIDADOS AO COMPRAR MEDICAMENTOS

Para evitar a compra de medicamentos falsificados, alguns cuidados devem ser tomados:
Só tome medicamentos por receita do seu médico
Nada de seguir conselhos de vizinhos, de pessoas da família ou de balconistas de farmácia ou drogaria. Você pode ter surpresas com doses erradas, efeitos imprevistos ou até agravar uma doença por tomar um medicamento errado e sem efeito.
Nunca compre medicamentos em feiras e camelôs
Só compre medicamentos em farmácias e drogarias, de preferência aquelas que você já conhece. Muita atenção com promoções e liquidações: preços muito baixos podem indicar que o medicamento tem origem duvidosa, nenhuma garantia de qualidade ou até mesmo pode ser produto roubado.
Exija sempre a nota fiscal da farmácia ou drogaria.
Guarde com você a nota fiscal, a embalagem e a cartela ou frasco do medicamento que está sendo usado. Eles são seu comprovante, em caso de irregularidade, para você poder dar queixa.
Se o medicamento deixar de fazer efeito, procure imediatamente seu médico
Se o medicamento que sempre foi eficaz deixar de fazer efeito de repente ou se a pessoa que está usando o medicamento piorar, recorra ao médico. Ele vai corrigir o tratamento da doença e, se for o caso, passar o assunto para a Vigilância Sanitária investigar.
Na hora da compra, verifique sempre na embalagem do medicamento:
Se consta a data de validade do medicamento. Se o nome do medicamento está bem impresso e pode ser lido facilmente. Se não há rasgos, rasuras ou alguma informação que tenha sido apagada ou raspada.   

Se consta o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia. O registro do farmacêutico responsável deve ser do mesmo Estado em que a fábrica do medicamento está instalada.· Se consta o número do registro do medicamento no Ministério da Saúde. · Se o número do lote, que vem impresso na parte de fora, é igual ao que vem impresso no frasco ou na cartela interna.  

Não compre medicamentos com embalagens amassadas, lacres rompidos, rótulos que se soltam facilmente ou estejam apagados e borrados.
Se você costuma usar um medicamento e já o conhece bem, ao comprar uma nova caixa não deixe de verificar:
Se a embalagem que você está acostumado a ver mudou de cor, de formato ou se o tamanho das letras no nome do produto foi alterado;
Se o sabor, a cor ou a forma do produto mudou.
Soros e xaropes devem vir com lacre.
- Isso é obrigatório para todos os medicamentos líquidos. A bula não pode ser uma cópia xerox.
- Se a bula do medicamento não for original, não aceite o produto.   
Peça ajuda ao farmacêutico
Peça ajuda ao farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria para identificar os dados do medicamento (validade, etc). É possível que você tenha dificuldades, porque a posição das informações (validade, lote etc.) na embalagem varia, de um produto para outro: às vezes na tampa, às vezes no fundo ou na lateral das caixas. Verifique se o profissional que está lhe atendendo é o farmacêutico. O nome dele deve estar escrito em uma placa pregada em local visível na farmácia ou drogaria. Este profissional deve identificar-se.

Caso vá aplicar uma injeção na própria farmácia ou drogaria, compre primeiro a medicação e verifique tudo o que foi dito acima. Só depois disso peça para fazer sua aplicação, que deve ser supervisionada pelo farmacêutico.
Em caso de suspeita ou diferença encontrada, faça o seguinte:
- Entre em contato com a Secretaria de Saúde local - Centro de Vigilância Sanitária e conte o que aconteceu;
- Ligue para o serviço de atendimento ao cliente do laboratório que fabrica o medicamento suspeito.
Fonte: Anvisa

Comentários: