sábado, 8 de maio de 2010

0

Tomossíntese: novo método revoluciona a detecção do câncer de mama.


A plataforma de mamografia MAMMOMAT Inspiration, já instalada numa clínica em Dortmund, na Alemanha, é a mais recente inovação da Siemens Sector Healthcare na área da mamografia digital. Este novo sistema reúne de forma inédita o rastreio e o diagnóstico numa única plataforma digital com total integração e funcionalidade, permitindo examinar mais de 15 pacientes por hora e realizar biopsias em apenas 9 passos semi-automatizados.

O câncer de mama assusta pela alta freqüência com que ocorre no mundo inteiro.. Todos os anos, a doença atinge 22% dos novos casos em mulheres. Além das dores e do sofrimento psicológico, quem tem essa enfermidade também enfrenta métodos desconfortáveis para que o diagnóstico seja possível, como as biópsias. 
Mas isso pode mudar em breve, graças a um novo tratamento que promete revolucionar a detecção do câncer de mama, chamado tomossíntese. Trata-se de uma mamografia em três dimensões. O equipamento utilizado no exame, semelhante ao mamógrafo digital, possui a capacidade de capturar várias imagens bidimensionais da mama durante o deslocamento do tubo de raios-x.
Depois, com a ajuda de um computador, é possível reconstruir imagens de toda a mama com espessura de um milímetro. "Com isso, há melhor definição das bordas das lesões (fator fundamental para a definição de seu aspecto benigno ou maligno), melhor detecção de lesões sutis (que não vão ser mascaradas por outras estruturas normais), e excelente localização espacial, pois saberemos em qual plano a lesão é detectada", explica Aron Belfer, médico radiologista do "Centro de Diagnósticos Brasil" (CDB), unidade Premium.
A nova técnica aumenta em cerca de 15% a possibilidade de detecção do câncer da mama em comparação com mamografia digital isolada. Outra vantagem é a diminuição do sofrimento das pacientes que não têm o câncer, mas somente nódulos suspeitos. Isso porque a tomossíntese trará aumento da sensibilidade e especificidade do exame. Assim, será mais fácil detectar também os tumores menores, tratá-los precocemente e melhorar a qualidade de vida de quem está com câncer de mama. "Alem disso, tumores menores permitem o uso de cirurgias menos mutilantes e um menor custo no tratamento", diz o médico.
A tomossíntese promete diminuir também outros riscos. "O equipamento tem aprovação da ANVISA e as doses de radiação são semelhantes às do mamógrafo digital. Como é reduzido o número de ‘recall’ (repetições), a paciente é submetida a uma dose menor ainda de radiação", comemora Aron.
O novo método está disponível a partir deste mês na unidade Premium do CDB, em São Paulo, e poderá ser utilizado por outras instituições devido à sua apresentação na "Jornada Paulista de Radiologia", que aconteceu entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2010. A feira é considerada o principal evento de Diagnóstico por Imagem da América Latina e o quarto maior do mundo.
=================================
Elba Ramalho segue tratamento contra câncer de mama.
Há cerca de um mês, a cantora Elba Ramalho descobriu ter câncer de mama durante exames de rotina. Ainda em estágio inicial, o nódulo de 5 milimetros foi retirado. 
  
Depois da cirurgia a cantora se recupera bem e segue com tratamento (radioterapia) no Rio de Janeiro, cidade onde mora. Os médicos não acharam necessário a aplicação de quimioterapia.

De volta pro aconchego do lar, a cantora incentiva: “Espero que o meu caso sirva de estímulo a todas as mulheres acometidas desse mal, que, tratado a tempo e devidamente, pode ser solucionado. Agradeço a Deus pela imensa bondade, Minha fé me ajuda a viver bem e em paz”.

A cantora voltou a rotina com as filhas, Maria Clara, 7, Maria Paula, 6, e Maria Esperança, 3, e avisou aos fãs: “Já estou na estrada cumprindo a agenda de shows , assim como a conclusão do novo CD e DVD comemorativo de 30 anos de carreira”.

 

Comentários: