terça-feira, 11 de maio de 2010

1

Brócolis pode combater as causas do câncer.

A pesquisa foi conduzida em ratos com câncer de mama e teve o efeito que esperavam: houve diminuição na população de células-tronco cancerosas.
brocolis Uma pesquisa da Universidade de Michigan, publicada dia 1º de maio, pode estar dando um passo para combater a origem do câncer. Hoje em dia há mais de um tratamento possível para a doença, e existe uma série de hábitos de vida que podem ajudar (embora não haja garantia) a evitá-lo. Mas essas medidas combatem o câncer em si, e não a sua causa primária: as células tronco.

A descoberta está em um composto químico existente nos brócolis, chamado de Sulforafano. A partir de experiências com células-tronco em laboratório, os cientistas descobriram que o composto mata células cancerosas e inibe imediatamente o crescimento de um tumor.

A pesquisa foi conduzida em ratos com câncer de mama. O sulforafano injetado teve o efeito que esperavam: houve diminuição na população de células-tronco cancerosas, e as que restaram não foram capazes de gerar novos tumores.

Para que os resultados da pesquisa não ficassem restritos aos ratos, o estudo também avaliou células humanas com câncer de mama, cultivadas em laboratório, e os resultados foram semelhantes. Pesquisas sobre o papel do extrato dos brócolis no combate ao câncer de mama já existem ha oito anos,  mas se conhecia apenas a ação direta sobre a doença.

Estes novos estudos sugerem que o sulforafano seria vital na prevenção do câncer, pois pode agir diretamente sobre as células-tronco. São elas, segundo os cientistas, a raiz do problema, e as quimioterapias atuais não as combatem. Daí a demora e dificuldade desse tratamento...

O método de aplicação de Sulforafano, apesar disso, ainda não foi testado em nenhum paciente. E comer brócolis, simplesmente, não supre o corpo com quantidade suficiente do composto para prevenir células cancerosas, seria preciso tomar um extrato. De qualquer modo, é um avanço para que a medicina possa conter o câncer, que ainda é responsável por 13% das mortes no mundo. 
============================
Aromaterapia pode ser forte aliada no tratamento do câncer.
Um dos principais institutos de pesquisa em câncer nos Estados Unidos, o M.D. Anderson Câncer Center, no Texas, estuda a ação dos aromas no tratamento da doença.

As primeiras descobertas mostraram que alguns óleos essenciais têm propriedades antimicrobianas e estimulam as defesas do corpo. Eles também agem contra o estresse e ansiedade, dois agravantes do mal.

Segundo o estudo, as essências ajudam a controlar as crises de náuseas causadas pela quimioterapia.
==========================
Carla Bruni virá ao Brasil para inauguração de instituto em Barretos.
carla-bruni-barretos436 Primeira-dama da França foi confirmada na inauguração de instituto francês de robótica Ircard, no Hospital de Câncer no interior de São Paulo.
A primeira-dama da França, Carla Bruni, vai participar da inauguração do instituto francês de robótica Ircad, que será inaugurado no fim do ano no Hospital de Câncer de Barretos (SP), é o que conta a coluna de Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S. Paulo”, desta terça-feira (11).

Segundo a coluna, Bruni já havia sido convidada para ser madrinha do centro há alguns meses e somente agora enviou carta a Henrique Prata, diretor de gestão do hospital, para confirmar sua presença no evento.

Carla Bruni teria colocado seu secretário pessoal à disposição para acertar os detalhes de sua vinda ao Brasil no mês de dezembro.

1 Comentário:

VALESKA MARIA HUFFEL disse...

Tudo que ajuda no fortalecimento do corpo ajuda a combater o câncer, mas o mais importante é a vontade de viver. Parabéns pelo seu blog. Abração