domingo, 30 de maio de 2010

0

Morre aos 74 anos o ator Dennis Hopper vítima de câncer de próstata.


O ator Dennis Hopper morreu na manhã deste sábado (29/5), às 12h15, em sua casa na Califórnia, aos 74 anos, cercado de amigos e familiares, após uma longa batalha contra o câncer de próstata, informou a Reuters. O ator esteve envolvido com mais de 150 longas, seja atuando, dirigindo, roteirizando ou produzindo. Sua estréia se deu no clássico Juventude Transviada (de 1955).

Dennis nasceu em 17 de maio de 1936, em Dodge City, Kansas. Começou a carreira artística em 1954, na TV, e em 1955 estreou no cinema em Juventude Transviada, com James Dean. Ficou conhecido por escrever, dirigir e estrelar Sem Destino (1969), o clássico da contracultura dos anos 60 que marcou toda uma geração, e pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Roteiro. Emocionante mistura de drogas, sexo e política, Dennis Hopper atua ao lado de Peter Fonda e Jack Nicholson neste clássico incomum, que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década.

Por Momentos Decisivos (1986), recebeu outra indicação, desta vez na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Também participou do clássico de Francis Ford Coppola, Apocalypse Now (1979), ao lado de Marlon Brando, Veludo Azul (1986), de David Lynch, e Anos de Rebeldia (1980) - este último dirigido por ele e indicado à Palma de Ouro em Cannes. Seu último trabalho na direção de cinema foi o curta-metragem Homeless (2000).

Casou-se cinco vezes: com a atriz Brooke Hayward, com quem teve uma filha chamada Marin Hopper, nascida em 1962; com a cantora Michelle Phillips; com a atriz Daria Halprin, com quem teve outra filha chamada Ruthana Hopper; com a atriz Katherine LaNasa com quem teve o filho Henri Hopper; e com a atriz Victoria Duffy com quem teve a filha Galen Grier Hopper, nascida em 2003.

Demorou, mas Hollywood pagou uma dívida enorme que tinha com o ator e diretor Dennis Hopper, o cara que salvou e deu um novo rumo à maior indústria de cinema do mundo. Sofrendo de câncer em estágio quase terminal, Hopper, aos 73 anos, ganhou finalmente (e tardiamente) a sua estrela na Calçada da Fama, em cerimônia realizada em 26 de março deste ano. Foi a sua última aparição pública. Recentemente, Hopper participava da série de TV Crash, como Ben Cerdans. 

Comentários: