segunda-feira, 3 de maio de 2010

0

Portadores de câncer poderão não precisar sair de Rondônia.

Conforme dados estatísticos do Hospital Pio XII, aumenta a cada ano o número de casos de câncer em Rondônia. Um dado alarmante se refere aos anos de 2006 e 2007, quando os registros constataram quase o dobro de atendimento de um ano para o outro.

O plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia aprovou indicação reivindicando ao Governo Estadual para que seja garantida uma estrutura adequada anexa ao Hospital Regional de Ji-Paraná, para funcionamento de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos – Fundação Pio XII.
O autor da indicação, deputado estadual Professor Dantas (PT), justifica que a extensão do hospital em Ji-Paraná atenderá melhor os pacientes com câncer oriundos dos municípios rondonienses, que têm que se deslocar para São Paulo na busca de tratamento.
O diretor do Hospital, Dr. Henrique Duarte, informou que em 2006 ocorreram 11.708 atendimentos a pacientes com câncer oriundos de Rondônia, e, que, em 2007, este número subiu para mais de 20 mil atendimentos. "A mesma tendência se repetiu nos anos seguintes", acrescentou o diretor.
Em 2009, o Hospital do Câncer prestou 12.679 atendimentos à pacientes de Rondônia - mas o número ainda preocupa as autoridades, por levarem em conta que se trata de registros num único hospital, em apenas um ano.
Estadão do Norte
============================================

 Consumir fibras regularmente afasta o risco de desenvolver câncer.


Pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, mostra que mulheres que ainda não chegaram à menopausa, e que consomem regularmente fibras, ficam menos vulneráveis ao câncer de mama.
O estudo foi feito com mais de 35 mil mulheres com idades entre 35 e 69 anos e que ingeriam pelo menos 30 gramas de fibra por dia diariamente. Segundo os resultados apresentados pelos cientistas, as mulheres que mantêm hábitos de comer fibras diminuíram em até 50% as chances de apresentarem este tipo de tumor. E para consumir 30 gramas de fibra, você só precisa comer cereais no café da manhã, trocar o pão branco por pão integral e acrescentar à dieta porções de frutas, verduras e legumes.

A importância das fibras alimentares para nosso organismo vai desde a regulação do fluxo intestinal até a prevenção de doenças graves. As fibras são assim chamadas, pois formam o esqueleto dos vegetais e servem de alimentos para microorganismos que carregamos em nosso intestino e por isso são especialmente indicadas para pessoas com problemas intestinais.

No Brasil o consumo da fibra alimentar fica bem abaixo do recomendado, algo em torno de 65%, mas a crescente preocupação com o intestino faz aumentar o consumo a cada ano. Frutas, legumes, vegetais, nozes, cereais integrais, farelos e pão integral são excelentes fontes de fibras alimentares
Com informações da Agência Estado
 

Comentários: