sábado, 29 de maio de 2010

0

Sexo masculino mais vulnerável ao câncer de fígado.


Considerado o quinto tumor mais freqüente, o câncer de fígado representa a terceira causa de morte por esta doença no mundo. O bicampeão mundial de futebol Waldir Pereira (Didi), o "Mr. football", que jogava pelo Botafogo, faleceu em 2001 em consequência da doença. Entre seus fatores de risco encontram-se a cirrose e o vírus da hepatite B.

Os homens doentes com o vírus de hepatite B estão mais expostos ao câncer de fígado devido aos receptores de andrógenos, o hormônio masculino.

Um recente estudo publicado na revista Science Translational Medicine demonstra como o DNA do vírus que causa esta doença hepática contém uma sequência com afinidade aos receptores de andrógenos.

Em ensaios prévios da farmacologia experimental, cientistas da Universidade Cheng Kung de Taiwan, líderes da pesquisa, comprovaram que ao atacar esses receptores hormonais se conseguia deter o crescimento do tumor no fígado, sem seqüelas de outro tipo para o organismo dos animais.

O aumento de células malignas nesse órgão surge depois de uma inflamação crônica, explicaram.

Após a infecção pelo vírus a resposta inflamatória do órgão provoca dano nos hepatócitos, o que leva aos primeiros passos da doença do câncer.

Pela primeira vez observou-se diretamente que os receptores de andrógenos intervêm na gênese do câncer induzida pelo vírus da hepatite B, doença que favorece o incremento das células malignas do fígado e seu desenvolvimento.

Terapias dirigidas a inibir os receptores de andrógenos poderiam desenvolver-se no futuro e não a supressão androgênica como se faz em casos de câncer de próstata, o que implica em efeitos colaterais para o homem.
http://www.prensa-latina.cu

Comentários: