quinta-feira, 20 de maio de 2010

0

Remédio produzido com vírus pode ajudar no tratamento contra o câncer

Um tratamento contra o câncer produzido com partículas de reovírus, presentes nos sistemas respiratórios e gástricos, pode colaborar no combate à doença. 
É o que aponta uma pesquisa feita por cientistas do Reino Unido e divulgada nesta semana pela revista científica "Clinical Cancer Research". O estudo envolveu 23 pacientes, portadores de diferentes tipos de tumor. Eles receberam injeções com o remédio produzido a partir do vírus (que não é nocivo à saúde), além da radioterapia tradicional.

Os resultados, segundo os especialistas, foram positivos: os tumores diminuíram de tamanho ou pararam de crescer. O caso que mais chamou a atenção foi de um portador de um tipo agressivo de câncer, considerado pelos médicos em estágio terminal. Ele permanecia com vida 17 meses depois do começo do tratamento alternativo.

Entrevistado pela "BBC", o coordenador da pesquisa, Kevin Harrington, demonstrou estar otimista com o andamento dos trabalhos. Os efeitos colaterais apresentados pelos pacientes foram avaliados como leves e comuns ao tratamento tradicional.

"A ausência de qualquer efeito colateral significativo neste estudo é extremamente tranquilizadora sobre testes futuros em pacientes que recebam tratamento por radioterapia com o objetivo de curar seu câncer", declarou.

Comentários: