terça-feira, 18 de maio de 2010

0

Hormônio do crescimento aumenta risco de câncer de mama, diz estudo.


O hormônio do crescimento (IGF-1), que potencializa a divisão celular, aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de mama como consequência da multiplicação descontrolada das células, constata um estudo publicado pela revista científica "Lancet".
Esse hormônio costuma ser utilizado durante a infância para potencializar o crescimento da criança. Também há estudos sobre suas propriedades contra o envelhecimento para tratamentos cosméticos.
A relação entre esse hormônio e o câncer de mama já tinha sido apontada por outras pesquisas, mas esta nova, realizada por cientistas da Universidade de Oxford, analisa os casos de aproximadamente 5 mil mulheres com câncer de mama de 12 países diferentes.
Também foram levados em conta os resultados de até 17 pesquisas sobre o assunto para estudá-las de forma conjunta.
Segundo o estudo, 20% das mulheres com altos níveis de hormônio do crescimento no sangue têm 28% mais chances de desenvolver câncer de mama que os 20% de mulheres com os menores níveis desse hormônio.
"Ver conjuntamente todas as informações disponíveis sobre o tema nos fornece evidências conclusivas que demonstram que, quanto maior for o nível de IGF-1 no sangue, maior é o risco de câncer de mama", afirmou Tim Key, um dos autores do estudo.
Key apontou que a dieta pode ser um dos fatores que contribuem para aumentar os níveis desse hormônio no sangue.
Outro dos autores do estudo, Lesley Walker, indicou que o hormônio IGF-1 também pode causar câncer de próstata.
============================================
Aos 67 anos, o roqueiro Ronnie James Dio morre de câncer no estômago
O ícone do heavy metal Ronnie James Dio morreu na manhã deste domingo, aos 67 anos, de câncer no estômago. O americano foi vocalista das bandas Dio, Black Sabbath e Heaven & Hell.

A mulher dele, Wendy, foi quem divulgou, neste domingo, a notícia da morte do músico. "Hoje meu coração está partido, Ronnie se foi às 7h45", contou no site oficial do cantor. "Muitos de nossos amigos e familiares puderam se despedir antes que ele se fosse em paz. Ronnie sabia que era muito amado por todos", escreveu.

O roqueiro começou sua carreira nos anos 1970 na banda Elf, em que atuava como baixista e vocalista. Ele fez parte da Black Sabbath, onde substituiu Ozzy Osbourne em 1979, quando ele dexou o grupo.

Dio é conhecido como um dos inventores do "chifrinho" feito com as mãos, que segundo ele, era para "assustar as velhinhas católicas".

Em 16 de maio do ano passado, James Dio esteve no Brasil, onde se apresentou no Credicard Hall, em São Paulo.

Comentários: