sexta-feira, 21 de maio de 2010

2

Fármaco da Roche para manutenção do linfoma com resultados positivos


A Roche e a Biogen Idec apresentaram na quinta-feira dados de um ensaio de fase final que demonstram que o uso do Rituxan® (rituximab) como tratamento de manutenção em doentes com linfoma folicular avançado duplicou a probabilidade de sobrevida livre de progressão, em comparação com os doentes que interromperam o tratamento, noticia o site FirstWord, citado pelo POP - Portal de Oncologia Português.

Comentando estes resultados, o principal investigador Gilles Salles disse que "estes dados trazem esperança no tratamento do linfoma folicular,” acrescentando que o uso do Rituxan® como terapia de manutenção "é susceptível de se tornar num novo padrão de tratamento para estes doentes".

No estudo randomizado PRIMA, 1018 doentes sem tratamento prévio, que responderam ao tratamento inicial com o Rituxan® mais quimioterapia, continuaram o tratamento com o Rituxan® em monoterapia por dois anos ou pararam o tratamento. Após um acompanhamento médio de 25 meses, os dados mostram que a progressão da doença ocorreu em 18% dos doentes que continuaram a receber o Rituxan®, comparando com 34% dos doentes que não receberam nenhum tratamento.

A Roche revelou que apresentou recentemente um pedido de extensão da autorização de comercialização do Rituxan® à EMA (Agência Europeia do Medicamento) e à FDA (Food & Drug Administration), com base nos dados do estudo PRIMA.

Analistas do Citigroup estimam que cerca de 70% dos doentes nos EUA já usam o fármaco como terapia de manutenção, em comparação com 10 a 15% na Europa e nos mercados emergentes.

2 Comentários:

Ligia Albuquerque disse...

Olá Daniel. Sou uma das pacientes desse tratemtno, portadora do LNH folicular grau IV, termininei a quimio R SHOP em outubro, cujo resultado foi remissão total dos focos do linfoma e atualmente faço manutenção trimetral com MabThera pelos próximos 2 anos. Seu blog está de parabéns por nos manter atualizados, isso muito me ajuda a entender o que estou passando. Muito obrigada e que Deus lhe abençoe. Abraços. Lígia Albuquerque.

daniel disse...

Obrigado a vc, Ligia, pelo carinho e pela honra de tê-la por aqui.Parabéns pelo sucesso de seu tratamento e que Deus continue lhe abencoando.Bjão!!!!