domingo, 13 de junho de 2010

0

Progressos da Nanotecnologia na cura do câncer.


O objetivo do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos é utilizar a Nanotecnologia (sem dúvida um dos avanços tecnológicos chaves de nossos tempos), para eliminar antes de 2015 as mortes e o sofrimento causados pelo câncer. Neste sentido as investigações atuais se centram em como utilizar a Nanotecnologia para mudar de forma radical a capacidade da medicina para diagnosticar, compreender e tratar o câncer.

Investigações já realizadas conseguiram desenvolver nano-aparelhos capazes de detectar um câncer na fase muito preliminar, localizá-lo com extrema precisão, proporcionar tratamentos especificamente dirigidos às células malignas e medir a eficácia de ditos tratamentos na eliminação das células malignas. Mas as investigações continuam, e tal é o alcance dos últimos avanços tecnológicos neste campo, que os especialistas acreditam que a nanotecnologia transformará as próprias bases do diagnostico, tratamento e prevenção desta doença mortal.

Graças a outro grande projeto, o Human Genome Project, os cientistas sabem cada vez mais sobre o desenvolvimento do câncer, o que por sua vez cria novas possibilidades para atacar a base molecular desta doença. Até agora, os pesquisadores não dispunham de inovações tecnológicas necessárias para converter importantes achados moleculares em benefícios diretos para enfermos de câncer. É aqui onde a Nanotecnologia pode assumir um papel chave, através do desenvolvimento de avanços tecnológicos e ferramentas capazes de transformar a capacidade diagnostica, terapêutica e preventiva da medicina atual.

 =======================================
Pesquisadores do MIT eliminaram tumores de ovário em um rato utilizando nano partículas que distribuíram genes responsáveis por matar as células cancerígenas. A descoberta, de acordo com o MIT, pode levar a um novo tratamento de câncer de ovário. Considerado uma das formas mais mortais de câncer, ele causa certa de 15 mil mortes, todos os anos, somente nos EUA.

Daniel Anderson, pesquisador do David H. Koch Institute for Integrative Cancer Research, no MIT, fez uma informou que os testes clínicos com humanos devem começar dentro um ano, aproximadamente. “Estou muito feliz que nossa pesquisa possa potencialmente contribuir para o tratamento do câncer de ovário” disse Robert Langer, professor do Instituto.

Grupos de pesquisa de várias universidades têm trabalho em diversas frentes com a utilização de nanotecnologia para projetar sistemas em nível molecular que irão tentar destruir células cancerígenas. A técnica utilizada consiste em introduzir e aquecer nanopartículas de ouro – desenvolvidas pelo MIT, em maio – sem causar efeito colateral considerável nas células ao redor.

Os ratos que receberam este tratamento tiveram o câncer extinguido dentro de 15 dias e ficaram livres da doença durante o período de 3 meses que duraram as pesquisas.

Esta boa notícia apareceu apenas meses após o MIT anunciar que um grupo de cientistas desenvolveu uma nanotecnologia capaz de ser colocada dentro de células vivas para determinar se a quimioterapia estava tratando o câncer ou se estava atacando células saudáveis. Eles utilizaram nano tubos de carbono envoltos em DNA para que as células pudessem ser injetadas de forma segura no tecido.

Os pesquisadores reportaram que as nanopartículas são construídas através de uma combinação de polímeros biodegradáveis carregados positivamente e DNA.

Os cientistas ainda acreditam que será possível tratar o câncer de próstata e infecções virais com nanopartículas. De acordo com o MIT eles também planejam estudar se este método pode ser utilizado para tratar câncer no cérebro, pulmão e fígado.

Comentários: