Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta segunda-feira, teve
como alvo o público feminino. As mulheres são o principal alvo da indústria do
tabaco.
O Dia Mundial sem Tabaco deste ano,
comemorado nesta segunda-feira, 31, teve como alvo as mulheres. O tema de 2010,
escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é "Gênero e tabaco, com
ênfase no marketing para as mulheres". No Brasil, segundo dados do
Instituto Nacional do Câncer (Inca), 40% das mortes de mulheres com menos de 65
anos são causadas pelo consumo de tabaco.
O objetivo da campanha é alertar
sobre as estratégias que a indústria do tabaco usa para atingir o público
feminino e os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente. De acordo
com a OMS, as mulheres hoje são o principal alvo da indústria do tabaco.
Segundo a OMS, o cigarro mata por ano
mais de 5 milhões de pessoas - entre as quais, 1,5 milhão de mulheres. Se não
forem tomadas medidas urgentes, alerta a OMS, o uso do tabaco poderá matar mais
de 8 milhões de pessoas até 2030, das quais 2,5 milhões serão mulheres. A maior
incidência será entre a parcela de baixa renda.
Atualmente, o mundo tem 1 bilhão de
fumantes - entre eles, 200 milhões de mulheres. De acordo com a OMS, enquanto o
tabagismo cai entre os homens, em alguns países aumenta o número de mulheres
fumantes. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em
2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria
com o Ministério da Saúde, mostra que no Brasil o tabagismo está caindo.
Entretanto, a queda é menor entre as mulheres do que entre os homens.
Nesta segunda-feira,
31, foi aberta na Câmara dos Deputados, em Brasília, a exposição
"Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as
Pessoas". Foram apresentadas peças publicitárias impressas e filmes
comerciais das marcas de cigarro veiculados entre as décadas de 1920 e 1950 nos
Estados Unidos.
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