segunda-feira, 14 de junho de 2010

1

Vegetarianismo e câncer.


Um estudo publicado em junho no British Journal of Câncer indica que os vegetarianos têm menos chances de desenvolverem câncer. Segundo os especialistas da Cancer Research UK, no Reino Unido, a opção pelos vegetais, abandonando o consumo de carnes vermelhas, diminui em 12% os riscos de desenvolver câncer de qualquer tipo, podendo reduzir em até 45% as chances de alguns tipos específicos da doença.

Foram analisadas 61 mil pessoas – 32,4 mil consumidores de carne; 8,5 mil que não comiam carne, mas ingeriam peixes; e 20,6 mil vegetarianos – monitoradas por até 12 anos, que registrou 3.350 casos de câncer. Entre esses, 2.204 casos ocorreram entre aquelas que consumiam carnes vermelhas, 317 naqueles que consumiam peixe no lugar da carne, e 829 foram registrados nos completamente vegetarianos.

Os efeitos protetores do vegetarianismo e do consumo de peixe no lugar da carne vermelha eram maiores para cânceres do sangue, como leucemia, mieloma e linfoma, assim afirmaram os autores do estudo.

Além disso, eles acreditam que estes efeitos da dieta no controle do câncer podem ocorrer em razão dos altos níveis de vitaminas antioxidantes encontradas em frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, que podem ter propriedades anticancerígenas. Os vegetarianos evitariam ainda a exposição a conservantes, como nitritos, comumente utilizados em produtos de origem animal, e associados ao risco de câncer.

Apesar destes resultados, é importante ressaltar que alguns estudos mostram que os completamente vegetarianos podem ter ossos mais fracos do que aqueles que comem produtos de origem animal, aumentando suas chances de osteoporose e fraturas mais tarde. Sendo assim, mais estudos são necessários para indicar riscos e benefícios nessa dieta.

1 Comentário:

Anitha disse...

Daniel, sua visita é sempre bem-vinda! Obrigada pelo seu recadinho!
Espero de coração que você esteja bem!
Pois é, ainda não sou adepta do vegetarianismo, entretanto, levando em conta o andar da carruagem, vejo que será melhor quando eu fizer esta opção.
Até qualquer hora!
Abraço afetuoso