sexta-feira, 25 de junho de 2010

0

Estudo britânico revela o papel crucial dos anticorpos na luta contra o câncer.


Uma equipe de cientistas das universidades de Southampton e Manchester, no Reino Unido, descobriu uma nova maneira de alvejar as células cancerosas, utilizando anticorpos não só para "mobilizar o sistema imunológico a atacar células cancerosas e destruí-las", mas também como armas para aniquilar de forma independente as células prejudiciais.
Um novo estudo revelou que os anticorpos têm maior capacidade de combater o câncer do que se pensava anteriormente, e pode levar ao desenvolvimento de novos tipos de tratamentos e esperamos mais eficazes contra o câncer. Os anticorpos provaram sua capacidade de lutarem sozinhos.
Espera-se que o estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, possa levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para uma ampla variedade de cânceres, e dar alternativas aos tratamentos tradicionais, como quimioterapia e radioterapia.
Segundo a BBC, o que se acreditava previamente era que o papel dos anticorpos era apenas o de localizar as células cancerosas e sinalizá-las como um alvo para a destruição pelas células de combate a doença do sistema imunológico e anticorpos monoclonais. Este estudo, no entanto, mostrou que os anticorpos agem não somente como facilitadores, mas também são capazes de destruir células cancerosas diretamente.
"Apesar de numa fase inicial, esta pesquisa fornece pistas valiosas sobre a forma como os anticorpos monoclonais matam células cancerosas, e pode levar a tratamentos mais eficazes para o câncer no futuro", afirmou o Dr. Lesley Walker, da Cancer Research UK.
Gilla Kaplan, professor e membro destacado do Health Public Research Institute Center, da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, passou muitos anos estudando o sistema imunológico e sua relação com o desenvolvimento e cura de diferentes tipos de câncer e outras doenças letais.

Em 2006, em artigo publicado na Revista UMDNJ, Kaplan previu que "talvez o que será mais marcante no futuro sobre a nossa capacidade de lidar com a doença e proteger o corpo em si, será a nossa capacidade de demonstrarmos como nós estamos indo na direção de tornar nosso sistema imunológico cada vez mais eficiente. Não será apenas cortar fora o câncer. Nós estaremos aproveitando a resposta imune do corpo para lutar contra isso." 

Foto Reuters

Comentários: