sábado, 19 de junho de 2010

0

Eurofarma recolhe medicamentos para câncer de mama.


A empresa farmacêutica Eurofarma anunciou o recolhimento do medicamento Citrato de Tamoxifeno e Tamoxin nesta sexta-feira (18). Os remédios são usados no controle do câncer de mama e tiveram problema em alguns lotes.
De acordo com o Procon, as drogas não estavam produzindo hormônios suficientes para reduzir os danos causados pela doença. No caso do Citrato de Tamoxifeno, os lotes que devem ser devolvidos são 152449 e 147407, fabricados em 1 de dezembro de 2008 e com validade até 1 de dezembro de 2010. Para o Tamoxin, o lote danificado é 143226, fabricado em 1 de outubro de 2008 e válido até 1 de outubro de 2010.
Consumidores que fizeram o uso destes medicamentos devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Eurofarma no telefone 0800 704 3876. Segundo orientações do Procon, pacientes que passaram por algum problema de saúde causado pelo defeito dos medicamentos poderão solicitar reparação por danos morais e patrimoniais na Justiça.
===============================

Remédio para baixar a pressão arterial eleva o risco de câncer.
Estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, nos Estados Unidos, mostrou que o uso de medicamentos para controlar a pressão, do tipo bloqueadores dos receptores da angiotensina ou BRA (um dos mais receitados no mundo), está associado a um risco moderado de desenvolver câncer. Os dados foram publicados na revista "Lancet Oncology".
Numa investigação prévia, em 2003, apareceu a primeira evidência da relação entre o uso de anti-hipertensivo e formação de tumores, mas o achado foi considerado pouco significativo. Agora cientistas analisaram estudos anteriores que acompanharam 60 mil pacientes usuários de BRA e concluíram que esta droga estava associada a uma probabilidade significativamente maior de novos diagnósticos de câncer, comparado com o grupo de pacientes que usava placebo ou outras substâncias para tratar doenças cardíacas (7,2% contra 6%). E 85% dos pacientes tomavam telmisartan, do laboratório Boehringer Ingelheim. O tumor com mais registros foi o de pulmão.
Porém não está claro porque o BRA pode aumentar o risco de câncer, mas alguns estudos com animais sugerem que isso pode estar relacionado ao crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores. Segundo Ilke Sipahi, um dos autores da pesquisa, ainda que o aumento do risco seja moderado, essas drogas são usadas de forma crônica por milhares de pessoas, o que pode significar um número importante de casos adicionais da doença.
O médico Tim Chico, subdiretor da Unidade de Investigação Biomédica Cardiovascular da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, acrescenta que o estudo não confirma claramente o vínculo do medicamento com o desenvolvimento de tumores. Por outro lado já está provado que o BRA pode reduzir a pressão arterial e salvar vidas:
- Se as pessoas que tomam esses fármacos estão preocupadas com esse possível efeito colateral, elas devem consultar seus médicos.

Comentários: