quarta-feira, 25 de agosto de 2010

1

Terapia contra câncer emprega bactéria salmonella

A bactéria salmonella é normalmente associada a casos de intoxicação alimentar decorrentes da ingestão de carne e de ovos contaminados. Nos testes, os cientistas utilizaram uma linhagem enfraquecida, técnica empregada no preparo de vacinas, incapaz de causar a doença. Trabalhos anteriores mostraram que a salmonella infecta preferencialmente células tumorais. Publicado na Science Translational Medicine, o artigo descreve como os pesquisadores aproveitaram tal afinidade para acordar o sistema imunológico. 
Pesquisadores italianos descobriram uma aliada inusitada na luta contra o câncer: a bactéria salmonella. Para se alastrar, os tumores precisam iludir o sistema imunológico, mas o estudo mostrou que a salmonela desperta as defesas do organismo, tornando-o capaz de reconhecer e destruir as células cancerosas. A estratégia foi usada com sucesso no combate a tumores in vitro - em células humanas e de camundongos - e in vivo - em cobaias.

No início do câncer, as defesas do organismo costumam reconhecer e eliminar as células defeituosas. Com o tempo, o tumor sabota os mecanismos de comunicação celular que denunciariam a anomalia. O câncer então se espalha sem ser incomodado pelo sistema de defesa. 

Normalmente, o tumor inibe a produção de uma proteína nas células cancerosas: a Cx43. Ela é responsável por apresentar ao sistema imunológico sinais de que algo vai mal - os chamados antígenos tumorais. 

Os cientistas descobriram que a infecção pela salmonela restabelece os níveis normais de Cx43. O sistema de defesa percebe então que a salmonela é o menor dos problemas: o câncer se torna prioridade. Células T CD8 são enviadas ao local para matar as células cancerosas.

1 Comentário:

Lilian disse...

Olá Daniel, que alegria receber sua visita em meu blog, gostaria muito que visitasse tambem http://dosnossoslimoes.blogspot.com , blog que mantenho com uma amiga, que tambem tem cancer de mama. Agradeço as palavras de encorajamento e aproveito para agradecer, pois nao sabe, mas o seu blog foi o primeiro que li qdo descobri a doença, me ajudou e ajuda muito. Um grande abraço. Esta em minhas orações