segunda-feira, 9 de agosto de 2010

2

PET Scan: Agência Nacional de Saúde obriga planos de saúde a cobrirem, mas SUS continua omisso.


Os custos, naturalmente, serão repassados totalmente para os quase 50 milhões de segurados como tem sido a praxe. Com as mudanças determinadas pela ANS, eles passam a ter acesso a um número maior de procedimentos médicos e odontológicos. As operadoras vão reajustar seus valores no momento da renovação de seus contratos. O novo rol de procedimentos e eventos em saúde amplia a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde e passa a listar, de uma só vez, tanto os procedimentos médicos quanto os odontológicos.
Entre as alterações, destacam-se a inclusão de cobertura obrigatória para diversas cirurgias torácicas realizadas por vídeo, novas tecnologias, como implante de marcapasso multissítio e PET-Scan oncológico, transplante alogênico de medula óssea, número maior de sessões de fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutricionista para determinadas patologias e coroa unitária e bloco, no caso de segmentação odontológica.
O PET-Scan permite analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa e diferencia tumores benignos de malignos, determina a fase do câncer e monitora o resultado do tratamento. “A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento, se a opção é ou não a cirurgia e acompanhar a evolução do paciente”, explica o dr. José Soares Jr, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, SBBMN.

A partir deste mês, os planos de saúde têm que cobrir o exame PET-Scan no câncer pulmonar de células não pequenas para caracterização de lesões e estadiamento, no linfoma para estadiamento, avaliação da resposta terapêutica e monitoramento da recidiva.

A SBBMN reconhece a importância da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ter incluído no Rol de Procedimentos e Eventos da Saúde, mas alerta: “É pouco”.

O PET-Scan é um dos exames mais poderosos da Medicina Nuclear e a SBBMN, junto com a Sociedade Brasileira de Cancerologia e o Instituto Nacional do Câncer, preparou e divulgou uma lista de recomendações, mostrando que o exame alcança excelentes resultados em diversos tumores e que apresenta custo-efetivo quando utilizado adequadamente.

As vantagens versus o custo tornam o PET-Scan cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de diferentes tipos de tumores. Nos tumores de pulmão, por exemplo, o exame pode modificar a conduta terapêutica inicialmente proposta em cerca de 70% dos casos, reduzindo o número de cirurgias desnecessárias em cerca de 60% dos pacientes, o que na prática significa melhor qualidade de vida, menos sofrimento e até maior sobrevida. Para o sistema de saúde, redução de custos com economia de recursos.

Este tipo de resultado favorável com relação ao uso do exame PET-Scan se repete em outros tumores malígnos, como câncer de esôfago, câncer de mama, melanoma, câncer de tireóide, tumores de cabeça e pescoço, câncer colorretal, linfoma e outros.

Apesar da Resolução Normativa 211 da ANS obrigar os planos de saúde a cobrirem o PET-Scan nos casos estabelecidos, câncer de pulmão e linfoma, este exame pode e deve ser utilizado em muitos outros tipos de tumores e, além disso, ainda não conta com a cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, a luta da SBBMN para ampliar definitivamente o acesso da população ao PET-Scan continua.

2 Comentários:

Cárin disse...

Não entendo certas coisas... A informação e as notícias que eu tinha, é de que o PET-CT é coberto pelo SUS há algum tempo, tanto que vários pacientes já o fizeram sem nenhum custo, inclusive eu e o Tadeu. De certo devem ser condutas específicas, com indicação embasada em respostas anteriores aos tratamentos, pois nossos casos não foram simples, muito menos curáveis com o 1º plano de tratamento...

Eliii disse...

olá quero saber em caso de urina e entrar em contato com o medicamento do pet scan e não ser lavado na hora o que pode ocorrer alem da vermelidão e o procedimento a ser feito em caso de contato e ser percebido so horas depois do ocorrido meu email é helianamoraes2009@hotmail.com