quarta-feira, 18 de agosto de 2010

0

Relação entre câncer de mama e terapia de hormônios é reforçada por estudo


Análise com 2.857 mulheres revela que risco de tumores malignos é de 83% após 15 anos de uso da hormonoterapia.
Especialistas do California Teachers Study, entidade voltada para a pesquisa do câncer de mama nos Estados Unidos, divulgaram estudo no último dia 10 que evidencia a relação entre terapia de hormônios como os progestágenos e a incidência de câncer de mama em mulheres.
A pesquisa reuniu dados de 2.857 pessoas do sexo feminino, acompanhadas durante quase 10 anos. Segundo os dados, mulheres que utilizaram a terapia de estrogênio por mais de 15 anos apresentam risco 19% maior de contraírem tumores malignos nos seios na comparação com aquelas que nunca usaram o regime de administração da substância.
"Os benefícios de terapia de reposição hormonal para alívio de sintomas pós-menopausa são claros, mas os riscos também são maiores do que imaginávamos", afirma Tanmai Saxena, da Escola de Medicina Kech da Universidade do Sul da Califórnia.
O trabalho foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, publicação da associação norte-americana para pesquisas sobre o câncer. Quando combinado com progestágenos, a terapia com estrogênio, feita durante 15 ou mais anos, aumenta em até 83% as chances de câncer de mama. Segundo os especialistas, o risco está associado também ao índice de massa corporal (IMC). Entre mulheres com índices menores que 30, as chances aumentam.
Para Susan Hankinson, professora na Escola Médica de Harvard, a pesquisa destaca a mensagem das instituições de saúde pública nos Estados Unidos: há uma relação de risco entre o uso de hormônios e o câncer de mama.

Comentários: