quarta-feira, 23 de junho de 2010

1

Fármaco da Allos recebe estatuto de medicamento órfão contra o linfoma.

A Allos Therapeutics Inc disse que o seu fármaco oncológico experimental contra o linfoma cutâneo de células T (LCCT) recebeu o estatuto de medicamento órfão das entidades reguladoras européias de medicamentos, avança a agência Reuters.
cartoon A designação da Comissão européia pode atribuir à Allos exclusividade no mercado europeu, até dez anos, após a aprovação de comercialização do fármaco pralatrexate. O medicamento está em fase inicial dos ensaios em pacientes com LCCT refratário ou em recaída, disse a empresa em comunicado.

O LCCT é um tipo raro de linfoma não-Hodgkin que envolve o sangue e outros órgãos.

O pralatrexate da Allos já recebeu o estatuto de medicamento órfão da Comissão Européia para tratar um tipo de câncer do sangue, o linfoma de células T periféricas e para um tipo de câncer da bexiga.
Reuters

O que é um Medicamento Órfão?

Os “medicamentos órfãos” são produtos médicos destinados à prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças muito graves ou que constituem um risco para a vida e que são raras.
Na Europa uma doença ou patologia é designada como rara quando afeta menos de 1 em cada 2.000 indivíduos.

Estes medicamentos são designados como “órfãos” porque, em condições normais de mercado, a indústria farmacêutica tem pouco interesse no desenvolvimento e comercialização de produtos dirigidos para o pequeno número de doentes afetados por doenças muito raras. Para as companhias farmacêuticas, os custos do desenvolvimento de um medicamento dirigido a uma doença rara não seriam recuperados pelas vendas esperadas para esse produto.

Por este motivo, os governos e as associações de doentes portadores de doença rara têm enfatizado a necessidade de implementação de incentivos econômicos de forma a promover o desenvolvimento e comercialização de medicamentos para os muitos doentes afetados por doenças raras, há muito negligenciados e “órfãos”.

1 Comentário:

JLineu disse...

Daniel,

Você já ficou sabendo dos juizados especiais da fazenda pública que começaram a valer ontem?

http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=148&id=2695&menu=54

Não é a solução pro problema de medicamentos do SUS, mas, se funcionar, representa uma ajuda.

Abraço!