sexta-feira, 27 de maio de 2011

2

A Terapia do Humor


A Terapia do Humor é a utilização do humor, do riso, como coadjuvante das terapias convencionais para o alívio da dor física, da angústia e do estresse emocional nos pacientes de doenças graves. Ela é usado como um método complementar para promover a saúde e lidar com a doença.

Embora não existam evidências científicas disponíveis de que o humor possa curar o câncer ou qualquer outra doença, os efeitos do riso e de um estado mental relaxado podem reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. O humor tem efeitos físicos, pois pode estimular o sistema circulatório, o sistema imunológico e outros sistemas do corpo.

Estes efeitos físicos benéficos incluem a estimulação da frequência respiratória, uma melhor utilização  do oxigênio, a estimulação da produção de certos hormônios e neurotransmissores e o aumento da frequência cardíaca.

Alguns hospitais e centros de tratamento, com o propósito de fazer rir os pacientes, já dispõem de salas especiais com material audio-visual de natureza lúdica, como comédias em filmes, gravações de áudio, livros, jogos e puzzles. Muitos hospitais também aceitam voluntários que visitam os pacientes para fazê-los rolar de tanto rir.

No Brasil, a ONG Doutores da Alegria, criada em 1991 sob a inspiração do Clown Care Unit, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque, é uma das pioneiras nesse trabalho sensível de fazer as crianças brasileiras hospitalizadas se borrarem de tanto rir. 

Eu continuo achando que a melhor terapia é aquela que integra todos os meios terapeuticos para produzir a cura e o bem-estar, incluindo a nutrição adequada, a paz de espírito e a tranquilidade, o envolvimento e o calor afetivo de amigos e familiares, exercícios físicos e práticas de vida saudáveis. Ou seja, vale tudo.

Um grande fim de semana a todos ! ;)

2 Comentários:

Jú Carelli disse...

Oi Daniel...
ADOREI sua postagem e concordo completamente com você...
Tudo é válido e se for para o bem que mal tem???
Fique com Deus
Beijos carinhosos

Marina da Silva disse...

Ei Daniel,
Eu concordo que levar com humor é melhor que ficar de tromba amarrada para a vida: enche a cara da gente de rugas! E no câncer se a gente não tiver bom humor...tá F*, literalmente!kkkk
Beijo.
PS: passe no The economist e veja a matéria sobre as novas drogas e custo das mesmas para o tratamento do câncer! Dizem ser menos agressivas ao organismo. será? Tô esperando sua tradução para virar minha fonte! He, he, he. Boa semana.Xau. Marina.