terça-feira, 3 de maio de 2011

0

PET Scan em Manaus – Campanha pela inclusão da quimioterapia oral

Depois que publiquei aqui no blog a minha experiência pessoal de ter passado aqui em Manaus por um exame de medicina nuclear chamado PET Scan, muitos leitores tem contatado para saber detalhes. No início, comecei a responder pessoalmente a cada e-mail recebido. Mas agora, depois de tantos pedidos de informação, acho que pela sua importância prática e imediata o assunto vale um post.

 Clique na imagem para ampliar
Após uma longa luta da sociedade civil organizada visando facilitar o acesso dos pacientes oncológicos a um dos exames mais modernos (e caros, cerca de R$ 4.500,00) da Medicina Nuclear, o PET Scan, a Resolução Normativa 211, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada na edição de 12 de janeiro de 2010 do Diário Oficial da União, garantiria finalmente que cerca de 44 milhões de beneficiários dos planos de saúde teriam direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas, a partir de 7 de junho de 2010, incluindo o PET scan, ou PET CT, EM ALGUNS CASOS RESTRITOS.

A Normativa, publicada no site da ANS (www.ans.gov.br), determina a obrigatoriedade por parte dos planos de saúde de dar cobertura total ao PET-Scan oncológico nas requisições médicas de pacientes portadores de câncer pulmonar de células não pequenas (para estadiamento e caracterização de lesões), e nos linfomas (para estadiamento, avaliação da resposta terapêutica e monitoramento da recidiva).

As restrições das operadoras a este exame até hoje refletem uma preocupação ao mesmo tempo corporativista e mercantilista, pois temem grande impacto nos custos e consequente diminuição nas obesas margens de lucros. Contudo, sabe-se, através da experiência internacional, que o exame apresenta grande efetividade clínica e excelente relação custo-benefício quando indicado e executado adequadamente.

Clique na imagem para ampliar  
Passei pelo PET Scan aqui em Manaus, no dia 21/03/2011, como parte dos exames de avaliação da resposta terapêutica e monitoramento da recidiva recomendados pelo meu médico em virtude do tratamento que faço de um linfoma não-Hodgkin, desde 08/2009. Sou segurado do GEAP e fui, por acaso, o primeiro beneficiário desse plano a fazer o exame em Manaus, mesmo porque ele só passou a ser realizado por aqui no início deste ano. (E, acreditem, este é o tipo de pioneirismo que não faz a minha cabeça). A cobertura, em atendimento à Resolução Normativa 211, foi completa.

Se o seu plano é Unimed, Bradesco Saúde, Golden Cross ou qualquer outro, não importa, todos eles são obrigados a cobrir integralmente o PET Scan nos casos citados. Se ainda não houver convênio celebrado entre a sua operadora e a clínica onde deseja fazer o exame, dê um jeito de pagar o exame, reúna os comprovantes e requeira o reembolso devido.

No blog Superando o Câncer!, de meu amigo Edson Leite, encontra-se uma listagem dos locais onde é possível fazer o PET Scan no Brasil. Aqui em Manaus, o endereço do Laboratório onde eu fiz é:
IMAGEM MOLECULAR (Grupo Magscan/Prodimagem)
Av. Tarumã, 1179 - Praça 14 de Janeiro - Telefax: (92) 3234-6001
CEP 69.020-000 - Manaus – Amazonas

Comentários: