sexta-feira, 20 de maio de 2011

5

Proteja o seu coração da quimioterapia com uma simples dieta rica em folhas e vegetais verdes

Há meio século, o nitrato inorgânico vem sendo associado a efeitos negativos à saúde. Agora, de acordo com este estudo, consumindo 400% mais de nitrato inorgânico do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, você pode reduzir os riscos da disfunção cardíaca causada pela doxorrubicina, droga anticâncer poderosa. O nitrato inorgânico está presente na maior parte dos vegetais verdes. 

Pesquisadores da Virginia Commonwealth University descobriram que a suplementação de nutrientes, como os do tipo que são encontrados em verduras, folhas, couves, agrião, rúcula, espinafres e alfaces, pode reduzir os danos ao coração induzidos por uma droga anticâncer poderosa e amplamente utilizada em quase todos os tipos de protocolos para o tratamento de neoplasias, a doxorrubicina. Há cerca de dois anos tomo quase diariamente, ainda em jejum, um supercopo de suco verde, que Sandrinha prepara pra mim com todos os tipos de folhas e frutas que ela encontra na geladeira. - E ai de mim que não beba até a última gota!

Desde 1960, a doxorrubicina, droga antibiótica, permanece como uma escolha prioritária na quimioterapia por causa de sua eficácia superior no combate ao câncer. No entanto, a droga é conhecida também por causar danos permanentes no coração. Para que se tenha uma ideia, não existe atualmente nenhuma terapia aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA, espécie de ANVISA) para a prevenção ou tratamento dos danos cardíacos causados pela doxorrubicina.

Em um estudo publicado em 16 de maio no Journal of American College of Cardiology, utilizando um modelo de camundongo, uma equipe de pesquisadores demonstrou que ratos tratados com uma dieta rica em nitrato inorgânico tiveram uma taxa reduzida de disfunção cardíaca causada pela doxorrubicina. Em nível molecular, o nitrato da dieta estabilizou as mitocôndrias, protegendo-as dos danos induzidos pelos radicais livres ao coração.

"Estes resultados podem ter um impacto significativo na redução do risco e do grau de dano cardíaco em pacientes que dependem da doxorrubicina para o tratamento de cânceres. Isso ocorre porque o nitrato inorgânico é uma substância química solúvel em água e muito barato, que poderia ser ideal para administração oral em longo prazo durante o curso do tratamento do câncer com a doxorrubicina", afirmou Rakesh C. Kukreja, Ph.D., investigador principal do projeto.

De acordo com Kukreja, a dose de nitrato utilizada neste estudo é 400% maior que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde para ingestão diária. O nitrato pode ser facilmente obtido a partir de alimentos naturais, incluindo os vegetais de folhas verdes, como o espinafre, a couve, o brócolis e alface, entre outros, que têm altos níveis de nitrato, ou bebidas, como o suco de beterraba, que estão comercialmente disponíveis e utilizados com segurança em seres humanos.

As mitocôndrias são organelas celulares críticas para a conversão de oxigênio e nutrientes em ATP, o principal combustível para a função celular. Os radicais livres gerados nas mitocôndrias das células cardíacas pela ação da doxorrubicina promovem a degradação da função celular normal, resultando na morte programada das células cardíacas. Ao longo do tempo, a morte celular tem sido associada à diminuição da função cardíaca ou insuficiência cardíaca.

Traduzido e condensado de sciencedaily.com. Editorial pelo autor do blog. Leia release completo aqui.
Receitas de suco verde aqui.

5 Comentários:

Adelson disse...

Eu já faço esse suco a algum tempo e uso abacaxi tb na mistura, ou limão. Todos aqui em casa tomam, mesmo que os mais novos não gostem muito.

Marina da Silva disse...

Oi Daniel,
Passando para dar um Oi e desejar um bom fim de semana!
Sobre a matéria: muito boa, só ficou uma dúvida: tem que ser em jejum? Ab. Marina
PS: VC publicou algo sobre o poder lesivo do Tylenol? Se sim, manda o dia do post para eu acessar. Brigadu.

Jú Carelli disse...

Oi Daniel...
Muito legal o teor explicativo da sua postagem...
Dicas assim são sempre muito úteis...
Obrigada pelas dicas.
Tenha um ótimo final de semana...
Fique com Deus
Beijos

daniel disse...

Marina!!
Legal te ter por aqui, menina!
Sobre o suco verde: tomo de manhã, em jejum, pq minha mulher não deixa por menos. Mas não saberia lhe dizer se DEVE ser tomado assim.
Sobre o Tylenol eu tô por fora, não postei nada sobre. Se vc souber de algo relevante, por favor, me avise, tá?
Hoje estarei postando matéria sobre uma situação cruel que se torna crônica em Ariquemes/RO, e gostaria de contar com seu apoio para darmos a mais ampla divulgação de nosso repudio e tentarmos, assim, judar estas pessoas. Um abraço e continue mandando, e bem.

Solange disse...

Oi Daniel, como vai amigo? gostei da matéria Parabéns, bem esclarecedora viu? Bom final de semana.

Beijos da Sol