sábado, 21 de maio de 2011

10

Absurdo vergonhoso: pacientes de câncer morrem sofrendo com dor e fome em Ariquemes/RO

A maior preocupação, de acordo com a coordenadora do CID - Centro de Internação Domiciliar é com a dor constante e a fome dos pacientes que, segundo ela, já vêm de Barretos desenganados dos médicos, sem mais alternativas de tratamento. “Por isso, a única coisa que temos a fazer por eles é que morram em paz, mas como a maioria é de famílias que não têm condições de bancar as despesas com medicação para tirar a dor e o alimento especial que sacia a fome deles, temos ainda este agravante: eles estão morrendo de câncer, com fome e dor”, lamenta.

Na manhã desta quinta-feira (19) mais um paciente de câncer veio a óbito em Ariquemes. Esta tem sido a dura rotina da equipe do Centro de Internação Domiciliar (CID) do município. De acordo com a coordenadora do CID, Janete Henrique Costa, a média é de quatro a seis mortes por semana por causa da doença. “De janeiro para cá mais de 30 pacientes já morreram com câncer. Só hoje recebemos outros dois com a doença: um que mora no bairro União I e outro no BNH. E assim vem sendo o nosso dia a dia, uns vem chegando e outros morrendo”, conta.

O problema já foi levado ao conhecimento do Governador do Estado, Confúcio Moura, através do presidente da Câmara Municipal de Ariquemes, e comunicado à Representação de Saúde do Estado e ao município, mas, conforme Janete, “até agora, ninguém tomou uma providência. 

Eles continuam morrendo de câncer, com fome e dor”, insiste, clamando sensibilização do Poder Público no sentido de ajudar esses pacientes.
==================

Esta matéria foi publicada na íntegra na edição de ontem, 20/05, no portal ARIQUEMES ONLINE.

É uma coincidência irônica, cruel e ridícula que o nome do governador deste estado seja justamente o mesmo de um chinês cuja filosofia, o confucionismo, nos deixou um legado que enfatiza a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade.

Não podemos permitir que essa situação se prolongue sob pena desta omissão representar um aval de nossa parte. Um aval a essa falta de sensibilidade do poder público diante do sofrimento de seres humanos indefesos diante da impotência de uma situação de indigência, de abandono.

Situações absurdas como esta me convencem cada vez mais de que, enquanto cidadãos e eleitores, somos tratados como palhaços, úteis apenas para validarmos pela inconsciência os projetos ambiciosos de políticos despreparados, incapazes e - na maioria dos casos demonstrados pela história recente de nosso país - desonestos e corruptos.

Vamos demonstrar nosso repúdio a esta situação. Estamos distantes apenas pelo espaço material que nos separa. Peço a todos os blogueiros desta rede que divulguem estes fatos em seus blogues, redes sociais ou qualquer outro canal disponível. Vamos pressionar para tentar ajudar estas pessoas neste momento de suas vidas. 

Obrigado a todos os que colaborarem.

10 Comentários:

Unknown disse...

Querido Daniel estou divulgando no meu blog com certeza essa situação absurda!!! Obrigada pela força,beijos.

Alfredo Jucá disse...

Que absurdo meu Deus! Tem mais é que repudiar isso, com muito nojo. A que ponto pode chegar uma sociedade que faz isso com seus indefesos?

Lilian disse...

oi querido, esta divulgado no blog e devidamente repudiado, que vergonhoso...

Obrigada pelo apoio e incentivo, relamente não é facil, mas depois de uma noticias destas, eu não tenho nada né. Manda noticias, como esta o seu tratamento. beijos

Marcia Lucas disse...

Meu Deus que absurdo!!!Só mesmo neste país cheio de leis para não serem seguidas!!!

daniel disse...

É, Marcia, é isso mesmo! Divulgue o máximo que puder para darmos uma força para esses abandonados por tudo e por todos. Bj

Paes Leme disse...

...E quando perdermos definitivamente a capacidade de nos indignarmos com esses absurdo, aí sim, tudo estará perdido. Ouço muito se falar em cristo, em religião. em ai, ai, ai Deus me acuda. Mas os mesmos que vivem levantando o nome de Cristo em vão são os primeiros a se distanciar das causas reais.
E Cristo deu o exemplo pregando entre os doentes, os leprosos, os moribundos e os sofredores de todas as dores.
Chega de discursos vazios nos facebooks da vida. O mundo precisa de solidariedade real, mesmo através do mundo virtual.
Chega de alienação!!!!

Thati Guimaraes Gobeth disse...

Lamentável! :(

Regina Costa disse...

Estarrecedor! Nem dignidade p morrer alguns não têm o direito! Parabéns por mais um post denunciando o descaso e desumaninada governamental! bjs e saudades...

Anônimo disse...

Prezadíssimo Daniel,

Li o link no facebook. Se fosse aqui em Belém, certamente buscaria uma atuação como temos feito no caso dos doentes renais, nos medicamentos especiais e também na luta para funcionamento dos UNACON's de Belém e do interior. Vou falar com o colega de Rondônia para estimulá-lo a atuar no caso.
***********
Sem mudar de assunto, quando tudo isso passar e você for vitorioso, saiba que de tudo que ficar, para mim, ficará a qualidade dos seus textos, a investigação profunda, generosa para com os outros que são e estão acometidos pela maldita, a inventividade intelectual. Para mim, que perdi os pais de câncer de estômago e mama,tem sido reconfortante e instigante ler as informações e teu contato com tua família desde a criação do teu blog. Deus continue te abençoando nessa verdadeira missão que te atribuiu. Um grande abraço. Mauro O'de Almeida

Solange disse...

Oi Daniel como vai amigo??, é muito triste termos que lê esses absurdos e não deixar que ficarmos indignados. Parabéns pela matéria.

beijos da Sol