segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

2

Câncer pode ser evitado com a combinação de exercício físico e combate à obesidade

surfistas-idosos-abre
Os números não deixam dúvidas de que a dobradinha exercício físico e combate à obesidade é uma das melhores medidas para a saúde: 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados com essa combinação. E ainda 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio.

Os dados, específicos para o país, fazem parte do relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF). O lançamento da publicação marca o Dia Mundial do Câncer, comemorado quinta-feira passada, 05/02/10.
O Globo, 04/02/2010

2 Comentários:

Encontrando Dr. Hodgkin disse...

Vida saudável sempre dará maior probabilidade de saúde e recuperação mais rápida, mas temos hoje muitos exemplos de atletas que também tiveram ou têm câncer, e na maioria das vezes, nos dão grandes exemplos de determinação para vencer a luta, como Lance Armstrong, Terry Fox e muitos outros.

No comentário que você deixou no meu blog, você mensiona o Nelson, nosso amigo blogueiro que tinha uma bicicleta ergométrica dentro do quarto do hospital, para não ficar sedentário durante os tratamentos... Infelizmente, vi na página dele do orkut, mensagens de despedida, por isso que ele não postou mais nada... Assim como o Tadeu, me parece que ele lutou até o último instante, mas agora não sofre mais. Já está fazendo 4 meses nos próximos dias... Mas vamos em frente, a luta continua, a vida continua, e, chame-se câncer ou tenha outros nomes, sempre teremos desafios.

Grande abraço e obrigada pelo carinho, também entro todos os dias na net procurando as atualizações dos amigos.

Carin

Felipe disse...

Duas medidas, a ser considerada, são a alimentação e a nossa vida diária. Através de uma boa alimentação eu posso fortalecer a minha imunidade, e quando houver alguma doença o meu corpo pode reagir da melhor forma ao tratamento. E a outra, ter uma vida saudável, o que eu faço para ter uma vida saudável? Combater o sedentarismo com a prática de exercícios físicos regulares, procurar não se estressar muito, quando você se ira, aparecem várias reações dentre elas a raiva que pode te dar uma dor de cabeça. Já foi constatado que quando a pessoa se ira ela libera uma substância que faz muito mal ao corpo, podendo causar várias sortes de enfermidades, derrames cerebral dentre outros. Por isso é importante fazer uma atividade física no dia a dia, para combater o sedentarismo e o estresse da nossa vida de hoje.