quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

0

HEMOAM realiza cadastro de voluntários a doador de medula óssea na BEMOL

18.01.2010 O HEMOAM estará nesta quinta-feira, dia 11, das 8h30 às 12 horas, realizando campanha de Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea na Bemol (Escritório Central), localizada na Rua Miranda Leão, nº 41, Centro. A meta é cadastrar 50 voluntários no Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

As campanhas externas são estratégicas para aumentar o número de cadastrados no registro nacional. Até o momento o HEMOAM conseguiu cadastrar 13.311 voluntários. “É muito importante que possamos ter cada vez mais candidatos cadastrados pelo Amazonas”, destacou a gerente de captação de doadores do HEMOAM, Cristina Muniz. “As chances dos que estão na fila de espera do hemocentro, hoje com cerca de 40 pacientes, entre adultos e crianças, aumentam consideravelmente”, disse. Para os que estão na fila – portadores de leucemia e outras doenças do sangue – o transplante é a única chance de cura.

Ao participar da campanha e concordar em ser doador voluntário, o candidato preenche uma ficha de cadastro e coleta uma amostra de sangue de 5 ml para realização do exame de HLA, ou seja, histocompatibilidade. Ele determina as características genéticas do candidato. Estas informações são disponibilizadas para todo o Brasil no registro nacional. Ao ser encontrado um doador compatível, o candidato à doação é convocado a fazer novos exames para confirmação. E se o perfil coincidir com o do paciente na fila de espera, o candidato decidirá se realmente quer doar. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 55 anos, pode ser candidata a doar medula óssea.

SERVIÇO:
CAMPANHA DE CADASTRO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA
DATA:11/02/2010
LOCAL: BEMOL – ESCRITÓRIO CENTRAL.
HORÁRIO: 8H30 às 12 HORAS

Comentários: