quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

0

Terapia de manutenção com MabThera aumenta significativamente sobrevivência de pacientes com linfoma. Risco de vida cai para metade.

Dois anos de terapia de manutenção com MabThera (rituximabe) aumentam significativamente as chances de sobrevivência de pacientes que sofrem de uma das formas de linfoma mais freqüentes, o linfoma não-Hodgkin (NHL) indolente. 

Este foi o resultado de um ensaio clínico apresentado na 47a reunião anual da Sociedade Americana de Hematologia em Atlanta, EUA. O estudo comprovou a queda do risco de vida para a metade em pacientes que receberam terapia de manutenção com MabThera em comparação com os que não receberam nenhum tratamento de manutenção, independente da sua terapia inicial.

O professor Marinus van Oers M.D. do Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdã e investigador chefe do estudo, conclusivo, declarou: "Nosso estudo confirma que a terapia de manutenção com MabThera é altamente benéfica para todos os pacientes, inclusive os que já receberam MabThera como parte de sua terapia inicial. Nestes últimos trinta anos nunca vimos uma melhoria tão impressionante na sobrevivência total e sem evolução para NHL indolente. A terapia de manutenção com MabThera pode se tornar o novo padrão de tratamento destes pacientes".

Com base nestes dados, a Roche submeterá junto às autoridades européias pedido de extensão da marca para terapia de manutenção com MabThera para pacientes que sofrem de linfoma indolente."Temos consciência de que estes resultados inauguram uma nova era na administração desta doença insidiosa", disse William M. Burns, diretor-geral da Divisão de Produtos Farmacêuticos na Roche. "O linfoma não-Hodgkin (NHL) é um dos tipos de câncer de mais rápido crescimento de incidência e por isso estamos atuando em estreita colaboração com as autoridades sanitárias para assegurar a disponibilidade de MabThera como terapia de manutenção o mais breve possível".

Sobre o estudo

No estudo da Organização Européia para Pesquisa e Tratamento de Câncer, 465 pacientes com NHL indolente reincidente e refratário foram selecionados aleatoriamente para receber quimioterapia a cada 3 semanas com CHOP (ciclofosfamida, doxorubicina, vincristina e prednisona) ou terapia de indução com MabThera e CHOP.

Os pacientes que responderam ao tratamento foram randomizados de novo para manutenção com MabThera ou somente observação (sem tratamento adicional). Aplicou-se a terapia de manutenção com MabThera como uma única infusão de 375mg/m2 a cada três meses durante um período de dois anos. As conclusões principais foram taxas de resposta e sobrevivência sem evolução para a fase de tratamento inicial e para a fase de manutenção do estudo, respectivamente. Realizou-se o estudo em 130 centros no Canadá, Austrália, Países Baixos, Reino Unido, Noruega, Eslovênia, Eslováquia, Bélgica, Hungria, África do Sul, Suécia, Nova Zelândia, Dinamarca, Egito, França, Suíça, Itália e Polônia.

Resultados da fase de indução

Os resultados da fase de indução do estudo revelaram que os pacientes que receberam MabThera e CHOP (R-CHOP) apresentaram índices de remissão completa significativamente superiores aos pacientes que receberam quimioterapia exclusivamente com CHOP (29% versus 16%). Adicionalmente, a quimioterapia com CHOP e MabThera aumentou muito a sobrevivência sem evolução em comparação com a aplicação exclusiva de quimioterapia com CHOP (sobrevivência mediana sem evolução de 33 meses versus 20 meses).

Sobre o linfoma não-Hodgkin (NHL)

O linfoma não-Hodgkin (NHL) afeta 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. O NHL indolente, representando aproximadamente 45% dos pacientes com NHL, é um tipo de câncer no sistema linfático de desenvolvimento lento, embora grave. Considera-se como incurável atualmente. O NHL é um dos tipos de câncer de crescimento mais rápido de incidência com um aumento de 80% desde o início da década de 1970.

Comentários: