quarta-feira, 25 de novembro de 2009

1

Eles fazem toda a diferença



Com este post estou iniciando uma série de postagens tendo como figura central pessoas como Bruna, Tadeu e Nelson, que travaram ou estão ainda travando suas lutas pessoais contra o câncer. 

Fala-se muito na internet. Considerados os prós e os contras, acho que concordam comigo que os prós são muito mais convincentes e preponderantes que os contras. Na luta contra a solidão de nos defrontarmos assim, inesperadamente, com esta doença tão temida, ela tem servido de ponto de encontro, guarida, terapia ocupacional, unindo pela solidariedade, pela amizade, pela empatia seres tão distantes geograficamente e ao mesmo tempo tão próximos pela estranha identidade que o câncer estabelece. e que nos torna cúmplices.
Foi aqui na net que encontrei pessoas que, como eu, descobriram neste espaço virtual uma maneira de se informar melhor sobre a doença, de se consolar, de se encorajar, de se apoiar, de trocar experiências, sorrisos e... lágrimas também. Pessoas como Barbara, ainda muito jovem, em plena descoberta das possibilidades que o mundo oferece, em pleno efervescer da energia criativa ainda juvenil, fazendo teatro e planos para o futuro, tipo prestar vestibular para Artes Plásticas. Como Nelson, o gaucho de 28 anos que se define como de hábitos simples, formado em ciências das comunicações, com diversos sonhos e projetos a realizar e um humor imbatível no duelo contra o câncer; ou como o casalzinho Bruna e Tadeu, de sanpa, que, unidos pelo amor e a coragem no enfrentamento do adversário e das dificuldades, como os legendários Bonnie e Clyde, não se entregam jamais. 

Alguns conseguiram a remissão, ou a cura, outros ainda travam suas batalhas e alguns, como Felippe, se foram, mas nos deixaram um legado de bravura e determinação diante do inimigo comum e nos tornaram mais fortes com o exemplo de sua força sobre-humana.  
Eles nos doam, como tantos outros heróis anônimos - pelo seu exemplo, pelas suas palavras, coragem, generosidade e desprendimento em abrir seus corações e compartilhar abertamente seus medos, suas dúvidas, angústias e incertezas – nos oferecem a cada novo dia o renovar de esperanças alentador depois das noites insones em que a mente teima em vaguear pelo vale das sombras. É a eles – e a meus filhos, minha mulher, meus irmãos, minha família e meus amigos que eu gostaria de dizer agora - Muito obrigado! É a eles que devo o apoio e a serenidade para encarar tudo isso como mais uma luta a vencer. Mais alguns passos no interminável desafio da busca pelo autoconhecimento.  

1 Comentário:

Thati Guimaraes Gobeth disse...

E eu agradeço a DEUS todos os dias pela sua existência, por ele ter colocado você como meu PAI nessa vida, por nossa afinidade, cumplicidade e também por nossos Altos e Baixos. Por que não?
ACREDITAR nos enche de esperança, de motivação e nos atrai para o POSITIVO, por isso esse convívio, essa troca de experiências com pessoas tão iluminadas, assim como a Bárbara, o Tadeu, a Bruna, o Nelson e VOCÊ são tão válidas!
E eu estarei sempre AQUI, caminhando com você e me doando de todo o coração para te ver bem!
TE AMO