segunda-feira, 9 de novembro de 2009

3

Belém - Feira Pan-Amazônica do Livro é opção de entretenimento.


A 13ª edição da Feira Pan-amazônica do Livro foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (6), às 18 horas. A Feira, que se fortalece como um dos mais importantes eventos de estímulo à literatura no país, este ano presta uma homenagem à França e tem como patrono o escritor paraense Dalcídio Jurandir.

(da Redação Agência Pará)
A cerimônia realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia contou com a presença da Governadora do Estado, do secretário de Estado de Cultura,do Cônsul Honorário da França, homenageados e escritores e artistas convidados.
Após dar as boas vindas ao público, o secretário de Cultura, Edilson Moura, enfatizou o crescimento da Feira Pan-amazônica, hoje considerada a quarta maior feira literária do Brasil.
A Feira Pan-amazônica do Livro também marca as comemorações do Ano da França no Brasil. "É uma grande emoção e uma honra estar aqui para essa grande festa. Quero agradecer ao governo do Estado por este presente para a França", declarou Anne Layou, Comissária do Ano da França no Brasil.
Números - A expectativa dos coordenadores é de que 500 mil pessoas visitem a Feira do nos 10 dias de programação, superando o público de anos anteriores. O número de estandes também surpreende: este ano são 178, nos quais devem ser movimentados cerca de R$ 25 milhões em negócios.
Para o universitário Edney Monteiro, a Feira atrai "pela variedade de livros e editoras no mesmo espaço. Isso facilita muito". A professora Dayse Cunha, que havia visitado a Feira pela última vez em 2007, dois anos depois constatou que o evento "cresceu bastante". "Acho que as opções de lazer, a distribuição do espaço, tudo melhorou", disse ela, destacando que a Feira ajuda a valorizar cada vez mais a região.
Diversos escritores nacionais confirmaram presença na Feira Pan-amazônica, entre eles Ariano Suassuna, Emir Sader, Maurício de Souza e Zuenir Ventura, além do jornalista Zeca Camargo, que participarão de sessões de autógrafos. Entre as atrações musicais estão João Bosco, Flávio Venturini e Teatro Mágico. Um show do cantor Lenine abriu a programação da primeira noite.

Serviço: A XIII Feira Pan-amazônica do Livro acontece de 06 a 15 de novembro, no Hangar, com entrada franca. Horário de visitação: 10 às 22h. Shows no deck todas as noites a partir de 22h.

3 Comentários:

Alfredo Moura Palha disse...

Estive lá no Hangar na abertura. A camarilha do lulo-petismo em peso. Noite de gala. Só faltou o Imperador Lula I e a 1a Ministra Bufa.

daniel disse...

Acho que ele tá mais pra Hitler de botequim. Os imperadores saíam da aristocracia, sabiam conjugar verbos e normalmente não diziam imbecilidades em público.Abc

JAZZMAN disse...

Belém é uma grande cidade, pena que está repleta de paraenses. Não sei porque resolveram fazer essa feira lá, porque os paraenses não têm o hábito da leitura, como os maranhenses, por exemplo. Acho que ela teria mais visibilidade se tivesse vindo para Manaus, pois assim contaria com todas as vantagens de uma metrópole.