domingo, 22 de novembro de 2009

1

Férias nos States



As férias de fim de ano estão aí. Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, especialmente neste período das férias escolares, são os States. Tem até uma companhia aérea panamenha que está cobrando US$ 400 (ida e volta) Manaus-Orlando, sem taxa de embarque e de segurança, operando em aeronaves Embraer 190AR, cuja capacidade é de 94 passageiros. Então...
O principal destino, Orlando, é um paraíso repleto de opções de lazer, uma puta, gigantesca máquina caça-níqueis no melhor estilo yanke. Abriga os melhores parques de diversão e temáticos do mundo, restaurantes, casas de espetáculo e.... Shoppings. Isso mesmo, compras! Capítulo à parte, acabam se transformando num misto de delícia e de doce tortura na medida em que o (melhor colocar no plural) os objetos do prazer de consumo exibem preços altamente provocantes, sedutores, mesmo, enquanto que os orçamentos, reforçados com a receita adicional do décimo terceiro e das férias remuneradas, mais as economias, estão invariavelmente abaixo do que se poderia desejar e quase sempre estouram, onerando o cartão de crédito.
E Brasileiro classe média, a gente sabe, adora, venera os chamados gadgets. Literalmente engenhoca eletrônica, que, caros, além da sua função estrita eles podem, enquanto destinados ao uso ostensivo, agregar a função social de atribuir status ao portador. Alguns, inclusive, se recusam a vir para o Brasil – e quando vêm custam o dobro ou o triplo do preço.

Dentre os mais cobiçados estão os gadgets da Aplle e da Sony, de longe os mais caros. Os da Apple custam duas vezes mais no Brasil que nos EUA. Com a mesma grana, por exemplo, você compra um iPod Nano aqui ou dois nos states, e ainda tem troco. A Sony trouxe o PS2 oficialmente para o Brasil, custando quatro vezes mais caro que nos EUA.


Sexta-feira de feriadão. Os acessos caíram muito por aqui. Muita gente viajou desde Quinta à tarde. Fui para a grande rede fazer uma pesquisa de preços. Consultei o preço de produtos selecionados nas lojas virtuais Apple Store online e Sony Style online. Vejam, Mauricinhos e Patricinhas a diferença de preço dos states pra cá, e revoltem-se.


Ah... e boas férias!


1 Comentário:

Thati disse...

Senti falta de um post hoje! Bjs