quarta-feira, 18 de novembro de 2009

0

Gasoduto Coari-Manaus está em operação


O gasoduto Urucu-Manaus, que traz o gás natural da província petrolífera de Urucu, no município de Coari (AM), até a capital amazonense, já passou pela fase de teste e está operando comercialmente há mais de um mês, mas só será inaugurado na semana que vem com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, como todos sabemos, está em plena campanha eleitoral para sua candidata, Dilma Rousseff.
Com uma extensão de 670 quilômetros, as obras foram iniciadas em 1º de junho de 2006 com conclusão prevista para março de 2008, inicialmente. Gerou em torno de 3.400 empregos diretos e 10 mil indiretos. Na primeira fase de operação, deverá transportar 4,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, cujo principal destino é a produção de energia em termelétricas, para atender Manaus e os municípios onde passará a tubulação, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas.

O gás natural substitui com todas as vantagens possíveis e imaginárias o diesel e o óleo combustível usados atualmente na produção de toda a energia elétrica consumida no Estado, proporcionando uma economia anual de R$ 1,2 bilhão - não só aos cidadãos do Amazonas, mas a todos os brasileiros, já que os usuários de energia elétrica de todo o país subsidiam, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), o consumo de energia elétrica aqui do Estado.

Comentários: