quarta-feira, 2 de março de 2011

2

Estudos demonstram que entinostat pode ser nova esperança para breve contra câncer de mama

A Syndax Pharmaceuticals, empresa de oncologia epigenética (terapia com abordagem destinada a controlar a expressão de genes bons e maus que influenciam o desenvolvimento de resistência a terapias específicas) em estágio clínico, anuncia que o National Cancer Institute (NCI) patrocinará estudo de fase 2 multicêntrico de seu produto principal, o entinostat, um novo inibidor de histonas desacetilases (HDAC) que é administrado por via oral, e do anastrozol, inibidor de aromatase, em mulheres pós-menopáusicas com câncer de mama triplo negativo operável, para avaliar biomarcadores e substitutos para resposta.
O
 estudo, a ser conduzido sob Cooperative Research and Development Agreement (CRADA) – um acordo de cooperação de desenvolvimento e pesquisa celebrado entre uma agência governamental e uma empresa privada - assinado entre o NCI e a Syndax, pesquisará se os tumores das pacientes podem ser reprogramados para expressar receptor de estrogênio e torná-los sensíveis a agentes hormonais.

Resultados promissores já obtidos em modelos animais preditivos fornecem informações importantes sobre os mecanismos moleculares pelos quais o entinostat pode direcionar os caminhos da resistência do câncer de mama", disse Joanna Horobin, chefa-executiva da Syndax.
Ensaios clínicos tipo ENCORE 303, de fase 2, apresentados na ASCO (sigla em inglês para Sociedade Americana de Oncologia Clínica), mostraram que a combinação de entinostat com todos os inibidores de aromatase disponíveis comercialmente poderia parar a progressão emergente da doença.

Espera-se que este estudo forneça mais provas apoiando o benefício clínico e a tolerabilidade do entinostat em mulheres pós-menopáusicas com progressão metastática do câncer avançado de mama. Os resultados são esperados já para o primeiro semestre deste ano."

A maioria das mortes por câncer acontece quando a doença já se espalhou por todo o corpo 
A
 mortalidade do câncer deve-se em grande parte à capacidade da doença de se espalhar por todo o corpo. Agora, uma equipe de cientistas conseguiu travar este processo bloqueando uma enzima em cobaias. A descoberta foi publicada esta semana na revista Cancer research.

Sabe-se que a dada altura, durante o desenvolvimento do câncer, as células cancerígenas conseguem libertar-se do tumor onde nasceram, entram na corrente sanguínea e viajam até se implantarem noutros locais, criando uma nova região cancerígena. Quando se dá este processo a cura torna-se muito difícil.

A equipe de cientistas responsável por esta investigação, do Instituto de Investigação do câncer, no Reino Unido, explica que 90% das mortes por câncer devem-se a esta migração.

Os cientistas estudaram o efeito da enzima LOXL2 neste processo. No câncer de mama, uma grande concentração desta enzima está associada com a migração do câncer. Os cientistas conseguiram diminuir esta migração, bloqueando esta enzima em cobaias. Esta enzima ajuda as células cancerígenas a libertarem-se do tumor e a entrar na corrente sanguínea.

Nas experiências, os cientistas utilizaram químicos e anticorpos para bloquear a atividade da LOXL2, o que impediu o câncer de se espalhar para outros tecidos.

“A LOXL2 é um alvo de tratamento fantástico, e é altamente provável que venha a ser utilizada em testes clínicos”, disse Janine Erler, líder da equipe. A cientista defende ainda que a enzima pode ser utilizada para detectar o estado de avanço do câncer e ajudar a determinar a previsão clínica dos pacientes.
Traduzido daqui

2 Comentários:

Anitha disse...

Seu interesse em ajudar, levar informação, esclarecer, comunicar, dar esperança e alento é de uma grandeza ímpar...
Deus te abençõe abundamente!!!
Beijo

Unknown disse...

Entinostat is a histone deacetylase (HDAC) inhibitor displaying antiproliferative and antineoplastic effects. Entinostat induces cyclin-dependent kinase inhibitor 1A (p21/CIP1/WAF1), which slows cell growth, differentiation, and tumor development in vivo. Entinostat is potentially used as an antitumor drug in combination with other drugs like adriamycin, PARP inhibitors and Hsp90 inhibitors. Entinostat