segunda-feira, 22 de novembro de 2010

2

Dez vencedoras famosas do cancer de mama

Por que eu? Essa com certeza foi a pergunta crucial que cada uma delas se fez quando de seu diagnóstico. Eu também me fiz, logo no início. Espero que o rosto, a história, a luta, as palavras destas 10 mulheres tomadas entre milhares de pacientes de câncer de mama espalhadas pelo mundo sirvam para mostrar que ninguém, regido pelas leis cósmicas naturais tem o privilégio de estar a salvo das mazelas desse mundo material, e que força interior e superação pessoal são as grandes armas de batalha nessa luta.
Essas são todas mulheres de sucesso, celebridades e sobreviventes do câncer de mama. Hoje são ícones da conscientização, do incentivo e da pesquisa, do apoio e do tratamento. Dez fontes de inspiração de luta e de resistência contra o câncer, mulheres que viveram esse drama pessoal e que o superaram, cada uma a sua maneira, e que retomaram o curso de suas vidas.
1. Suzanne Somers
Três anos após seu diagnóstico, em 2000, a atriz esteve no ‘Larry King Live” (espécie de Jô Soares dos states) para falar sobre sua experiência com a doença. “Hoje eu vejo todo mundo de forma diferente. Eu olho para cada criança de forma diferente. Eu olho para cada flor diferente”, disse Somers. "Eu sou grata por cada dia. ... Uma vez que você teve (câncer), valoriza muito mais tudo.”
2. Christina Applegate
Para a atriz, diagnosticada com câncer de mama em julho de 2008 ,houve apenas uma maneira eficaz de lidar com seu medo do tratamento contra a doença: “ponham tudo para fora. Às vezes eu chorava, às vezes eu gritava. E ficava realmente irritada se me pegava chafurdando na auto-piedade, não me permitia. E acho que isso faz parte da cura.”
3. Maura Tierney
Muito conhecida por interpretar por quase 10 anos a personagem Abby Lockhart no seriado americano ER e na comédia NewsRadio, transmitidas pelo canal Sony. Também atuou ao lado de Ben Affleck e Sandra Bullock no filme Forças do Destino. Confirmou em Julho de 2009 que tinha um tumor na mama e que a cirurgia seria necessária. Os médicos continuam confiantes que o resultado de seu tratamento será positivo.
4. Carly Simon
A cantora e compositora ícone dos anos 70, que foi casada com o cantor James Taylor, com quem teve dois filhos, teve seu diagnóstico de câncer de mama em 1997, o que deu a vida dela um ponto focal. “Eu me sinto mais forte e mais vital do que nunca”, disse em entrevista. “Quando você tem realmente uma batalha, é melhor do que quando você não tem porquê lutar.”
5. Jaclyn Smith
Diagnosticada em 2002, a atriz, que fez muito sucesso na década de 70 ao lado de Kate Jackson e de Farrah Fawcett na série de TV “As Panteras”, dá este conselho para quem enfrenta o câncer de mama: “Não fique sozinha. Eu acredito que a família e os amigos podem fazer uma diferença profunda durante o tratamento.”
6. Hoda Kotb
A melhor maneira para a apresentadora de TV, diagnosticada em 2007, de lidar com a doença foi a de não lidar com ela. “Às vezes, quando as coisas são muito grandes e eu não posso controlar, faço uma espécie de check-out. É tudo uma questão de auto-preservação pra mim. Eu não poderia ler livros sobre o câncer, nem pesquisar no Google. Seria como se estivessem me explicando como saltar de um avião. Eu não queria saber como. Eu só queria saltar.”
7. Olivia Newton-John
 
Logo após seu diagnóstico, em 1992, ela abriu o jogo com amigos e familiares. Ficou famosa ao estrelar o filme que adaptava o musical da Broadway, “Grease, nos Tempos da Brilhantina”, em 1978, ao lado de John Travolta. Estrelou também o musical “Xanadu”, tendo como parceiro Gene Kelly, o lendário astro do gênero.
8.Kylie Minogue
Os médicos inicialmente se equivocaram no diagnostico de seu câncer de mama. A cantora pop australiana teve sua condição finalmente identificada corretamente em 2005. Passou por uma cirurgia para remover o nódulo, seguida de quimioterapia. Aos 40 anos de idade está atualmente em remissão. “É incrível como as pessoas são afetadas pelo câncer e é definitivamente algo que permanece com você. Hoje, depois de tudo, eu me sinto muito feliz.”
9. Sheryl Crow
Após seu diagnóstico, em 2006, uma das minhas cantoras preferidas de country-rock e ex-namorada do super ciclista Lance Armstrong, cercou-se do que ela descreveu como 'positividade edificante das pessoas'. “Eu acho que o incentivo sempre será importante para se percorrer um longo caminho”.
10. Peggy Fleming
O poder do pensamento positivo ajudou a campeã de patinação no gelo a ganhar sua batalha contra o câncer de mama, depois que foi diagnosticada em 1998. "Eu me lembro do lado escuro, mas eu tento não pensar nele".

2 Comentários:

Marina da Silva disse...

Oi Daniel,
Que lindo post e que boas palavras para amparar, dar força e FÉ p/ quem está em tratamento e precisa, como São tomé, VER, TOCAR E OUVIR GENTE QUE VENCEU O CÂNCER PARA CRER NA CURA E SEGUIR EM FRENTE SEM ABANDONAR O TRATAMENTO! Parabéns! Abraço. Marina.

Anônimo disse...

O q vou dizer,se a Marina da Silva disse tudo.
Abraços.