terça-feira, 9 de novembro de 2010

0

Linfoma: Veltuzumab revela-se eficaz no tratamento de linfoma não-Hodgkin refratário ou recidivante



Testes clínicos de fase I e II revelaram que o anticorpo monoclonal Veltuzumab é seguro e eficaz em pacientes portadores de linfoma não-Hodgkin (NHL) recidivado/refratário de células-B, de acordo com os resultados de um estudo publicado no Journal of Clinical Oncology1.

O linfoma não-Hodgkin (NHL) é uma forma de câncer que começa nas células do sistema linfático e se caracteriza pelo acúmulo excessivo de linfócitos cancerosos que tendem a suprimir a formação e função de outras células do sistema imunológico e do sangue. Recaída, recorrência ou recidiva refere-se à doença que voltou após a terapêutica e, refratários, a tumores que não responderam a esta terapia.

Veltuzumab é um anticorpo monoclonal anti-CD20 humanizado que difere estruturalmente do Rituxan ® (rituximabe) que está sendo atualmente avaliado em ensaios clínicos para o tratamento de NHL e de leucemia linfocítica crônica (LLC).

Estudo recente incluiu 82 pacientes em estágio III e IV de NHL cuja doença havia progredido após tratamento de indução com um ou mais regimes de quimioterapia que incluía Rituxan. Todos os pacientes tinham uma ou mais lesões (tumores) mensuráveis que eram maiores que 1,5 cm, porém menores que 10 cm. Durante o estudo, eles receberam doses semanais de veltuzumab (ministrado por perfusão intravenosa) durante quatro semanas consecutivas.

Os resultados indicaram que a droga foi bem tolerada, sem efeitos adversos de grau 3-4. Dos 55 pacientes com linfoma folicular, a taxa de resposta global foi de 44%, com 27% dos pacientes alcançando uma resposta completa. Os pacientes que conseguiram uma resposta completa tiveram uma duração mediana de resposta de 19,7 meses. No linfoma de zona marginal, cinco dos seis pacientes tiveram uma resposta, com duas obtenções de resposta completa. No linfoma difuso de grandes células B, três dos sete pacientes obtiveram respostas parciais.

Os pesquisadores concluíram que veltuzumab se mostrou seguro e eficaz em todas as doses testadas.

Referência:

[1] Morschhauser F, JP Leonard, L Fayad, et al. anticorpo anti-CD20 humanizado, veltuzumab, no linfoma não-Hodgkin refratário ou recorrente: resultados da fase I / II. Journal of Clinical Oncology. 2009; 27: 3346-3353.
Traduzido de cancerconnect.com. Leia matéria original aqui.

Comentários: