segunda-feira, 29 de novembro de 2010

0

Era da Oncologia personalizada: urgência na criação de novas estratégias para o desenvolvimento de drogas modernas

Milhões de pacientes de câncer em todo o mundo poderão em breve ser beneficiados com tratamentos personalizados mais eficazes para a sua doença, graças à evolução no entendimento da biologia do câncer, segundo declaração de pesquisadores desta matéria no Simpósio organizado pela Sociedade Européia de Oncologia Médica (ESMO), em Nice, semana passada. No entanto, para aproveitar ao máximo essa transformação, governos, empresas farmacêuticas e médicos precisam urgentemente se adaptar a maneira como as novas  drogas serão desenvolvidas e produzidas.

P
ara os pesquisadores, a terapia do câncer experimenta, sem dúvida, o momento mais emocionante de sua história. "Estamos na confluência de dois novos movimentos: um, para a medicina personalizada e outro, em direção ao uso de novas terapêuticas, molecularmente orientadas, que exploram a assinatura genética e molecular do tumor. Estes movimentos despertam muitos desafios, mas também a oportunidade para fazer mudanças de paradigma na nossa forma de pensar e de tratar o câncer", afirmou José Baselga, do MGH Cancer Center, de Boston, EUA.

Tratamentos personalizados têm se tornado cada vez mais disponíveis para o câncer na última década. Isso contribuiu para que se descobrisse que os tumores comuns, tais como o câncer de mama, são, na verdade, uma mistura de vários tipos de doenças com distintas características moleculares. Enquanto isso, as drogas alvo molecular, que inibem alvos moleculares específicos envolvidos em alguns tipos de câncer, também têm sido desenvolvidas.

"A medida que nossa compreensão da biologia do câncer se desenvolve, esses tipos de tratamentos personalizados devem se tornar mais disponíveis para vários outros tipos de câncer", disse Fabrice André, porta-voz do Institut Gustave Roussy, na França. "Se queremos facilitar a implementação deste tipo de medicina personalizada, então precisamos urgentemente desenvolver novas estratégias para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer."

Em particular, é hora de repensar se o modelo-padrão de testes de novas drogas em grandes estudos clínicos de fase III continuará sendo eficaz para testar essas drogas, que inibem alvos moleculares específicos envolvidos em alguns tipos de câncer, direcionados aos pacientes, questionam os pesquisadores.

Os processos de regulamentação estão cada vez mais restritivos ao acesso dos doentes aos novos medicamentos potencialmente inovadores, pois até os grandes ensaios geralmente envolvem apenas uma pequena parcela da população de doentes de câncer, e também porque o processo de desenvolvimento de medicamentos consome muitas vezes mais de uma década, desde o primeiro estudo pré-clínico.

Isso está relacionado ao fato de que para a aprovação de uma nova droga geralmente são necessários grandes ensaios de confirmação, normalmente feitos em uma população não selecionada. O momento atual, pelo contrário, impõe a necessidade de estudos menores, com a seleção de pacientes alvo em ensaios clínicos de menor duração

"Num futuro próximo, as decisões de tratamento do câncer serão baseadas na biologia", afirma Jean-Charles Soria, do Institut Gustave Roussy. "É fundamental que médicos oncologistas tenham as habilidades e o conhecimento para trazer esses avanços para seus pacientes. A oncologia do futuro será personalizada, e a medicina e a comunidade precisam discutir como isso será implementado.”

Traduzido e comentado de medicalnewstoday.com

Comentários: