terça-feira, 15 de dezembro de 2009

1

Implante funciona como vacina contra tumores cancerígenos.


Cientistas criam implante que age como vacina e elimina tumores em ratos 

(Revista Ciência Hoje em 25/11/09)
Cientistas americanos criaram um implante que age como uma vacina terapêutica e elimina tumores cancerígenos em ratos, revelou um estudo recente divulgado  pela revista Science Translational Medicine.
A técnica pode ter vantagens na quimioterapia e na cirurgia, aplicada em combinação com outros tratamentos. Os cientistas da Universidade de Harvard e do Dana-Farber Cancer Institute acreditam que o procedimento que ativa o sistema imunológico nos ratinhos pode também vir a ser utilizado em outros mamíferos.
Consiste em implantar sob a pele pequenos discos plásticos de 8,5 mm de diâmetro impregnados com antígenos específicos, citocinas, que reprogramam os mensageiros do sistema imunológico, as células dendríticas, para atacar os tumores. 
David Mooney, professor de Bioengenharia na Universidade de Harvard, e um dos autores do estudo, acredita que foi dado um grande passo no desenvolvimento de vacinas efetivas contra o câncer. E acrescentou: "Ao combinar a engenharia com a imunologia, com a colaboração de Glenn Dranoff, do Dana-Farber Cancer Institute, conseguimos um grande avanço no desenvolvimento de vacinas efetivas contra o câncer".
Segundo o estudo, este procedimento consegue condicionar e dirigir o sistema imunológico para lutar contra os tumores. Parece também ser mais efetivo e complexo do que outras vacinas atualmente aplicadas em testes clínicos.
Imunizações convencionais
As imunizações convencionais extraem as células imunológicas e reprogramam-nas para que ataquem os tecidos malignos. Leia aqui no blog Imunoterapia - Anticorpos monoclonais e Tabaco? Quem diria. . No entanto, segundo os cientistas, mais de 90% destas células morrem antes de fazerem efeito. 
As células deste novo estudo entram pelos poros do implante, onde ficam expostas aos antígenos específicos do tumor. As dendríticas dirigem as células T (um tipo de linfócitos) do sistema para localizar e eliminar os tumores.“Inseridos em qualquer ponto da pele, os implantes ativam uma resposta imunológica que mata as células tumorais”, explicou Mooney.
Fonte secundária: Revista Ciência Hoje


1 Comentário:

Paes Leme (BSB) disse...

Muito me admira que ninguém tenha pensado nisso antes. Mas é assim mesmo com as coisas mais simples, elas muitas das vezes são tão evidentes que não as vemos diante de nosso nariz.Começaram a utilizar esses implantes há mais de 30 anos, com anticoncepcionais, lembram? Depois usaram o mesmo princípio ou técnica para outras finalidades terapêuticas, até para controlar o vício do fumo.
Acho tudo isso muito alvissareiro, Daniel. Continue mandando. Abc e Saúde!