sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

5

Receita de Mingau de banana



A banana Pacovã, ou da Terra, é nativa da Jamaica e seu uso foi difundido pelo Nordeste e Norte do Brasil. Contém 23 % de hidratos de carbono ,  proteínas, sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cálcio), vitaminas A, B6 (que alivia os sintomas da tensão pré-menstrual) e é rica em fibras solúveis. Seu valor nutritivo é superior ao da maior parte das frutas frescas. Deve ser consumida madura, pois assim todo o amido já se converteu em açúcar, o que a torna mais facilmente assimilável.
Contrariamente ao que se crê é uma fruta de fácil digestão, indicada especialmente em casos de acidez e úlcera do estômago, como também em certas afecções do coração ou rins, nas quais é indispensável uma cura seca.

Aqui na Região Norte o mingau dessa fruta tem uso muito difundido para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia, dada a sua ação protetora local das paredes do sistema digestivo, revestindo e protegendo suas mucosas.

Além do alto valor nutritivo, equilibra o PH do organismo e é recomendada nos casos de gastrite. É utilizada para regular o intestino, o fígado, o estômago e os rins. Auxilia no tratamento das vias respiratórias, principalmente contra doenças como asma, tuberculose e pneumonia.
Uma banana média fornece cerca de um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio e cerca de 100 calorias, sob a forma de frutose e amido, que o corpo transforma em energia. É por isso mesmo, muito usada pelos atletas que a consideram um anabolizante natural e uma ajuda contra as cãibras e contrações musculares.
A sua polpa, branca e saborosa, é um excelente alimento para crianças e idosos, uma vez que tem grande poder anti-raquítico, e em algumas regiões onde se cultiva, consome-se em vez do pão.
Aqui em Manaus, mesmo com uma produção grande de vários tipos de banana, a expressão “A preço de Banana” perdeu o sentido. Um kg da fruta chega a custar até R$ 5,00 nas feiras e supermercados. A unidade da pacovã está sendo vendida a 1 real.
Receita de mingau de banana (calorias: 200 ml de mingau/490 cal)
Ingredientes:
10 bananas da terra ou pacovã
2 litros de leite
1 lata de leite condensado
farinha de tapioca (1/4 de litro)
açúcar a gosto
sal e canela a gosto
Preparo:
Coloque de molho a farinha de tapioca em 1 litro de leite
Reserve por 15 minutos;
Enquanto isso coloque a banana sem casca para cozinhar;
Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo médio por 10 minutos. Seu mingau está pronto para ser servido e você pode salpicar a canela o quanto quiser.
Receita da nutricionista Fernanda Lemos,@ 
http://portalamazonia.locaweb.com.br/




5 Comentários:

VALESKA MARIA HUFFEL disse...

É isso ai rapaz, vejo que tem muito otimismo é 90% da cura o resto é tratamento, e não é só no SUS que tem esses problemas, por exemplo no meu Plano que é do Estado do RS, não tem radioterapia, afff, tem que entrar no justiça.
E pasme, falta remedio, e tem descaso tb. Claro não posso reclamar tive um bom atendimento, mas tem muita coisa a melhorar afinal tava olhando o extrato do plano IPE, e nada mais nada menos que todo o tratamento saiu mais de R$100.000 afffff com esse valor tinha que ser VIP, rssss

Mas é assim mesmo, vamos em frente.

Torcendo por sua melhora.
Um abraçãooooo

Renata (impermeável a) disse...

minguau de banana,,,,,,,,vai leite condensado é bom!

Thati Guimaraes Gobeth disse...

Hum, me deu uma vontade enorme de tomar um mingau de banana! Bjs

domingos_verena disse...

Muito obrigado pelo vosso elevado espírito de doação compartilhando essas preciosas informações e a deliciosa receita que andava procurando.

Aqui, da margem esquerda do caloroso Amazonas, em Itacoatiara, deixo-te o meu Fraternal abraço.

Domingos Verena

daniel disse...

Foi um prazer, Mingos. Disponha sempre. Outro abraço pra vc.