domingo, 13 de dezembro de 2009

0

O Caminho - O Tao



Desde a sua primeira publicação, lá se vão 30 anos, "O Tao da Física" tornou-se um livro de referência e um bestseller mundial. Fritjof Capra foi o primeiro a explorar em detalhe e com autoridade os pontos de contato entre o misticismo oriental e a física moderna.
O pensamento ocidental sempre foi marcado pela predominância do racionalismo estruturalista e positivista, em contraposição ao modo de pensar oriental, intuitivo e integralista que tem o misticismo como base. 

O Tao da Física faz um paralelo entre o misticismo oriental e a Física Moderna. Divide-se em três partes principais: O Caminho da Física, O Caminho do Misticismo Oriental e Os Paralelos além de prefácio, Epílogo, Notas, Bibliografia e Índice Analítico.

Em O Caminho da Física é traçada uma evolução cronológica desta ciência, mostrando como o mundo era visto de maneira estática e finita desde o pensamento aristotélico até Newton, e passa a ser compreendido, a partir do século xx, como em constante movimento e em expansão. Fritjof Capra  analisa brilhantemente o quanto a teoria da relatividade, de Einstein, e a teoria quântica, de Max Planck, contribuíram e foram importantes para esta mudança de paradigmas.

Em O Caminho do Misticismo Oriental, são mostradas algumas correntes do misticismo: Hinduísmo, Budismo, O Pensamento Chinês, O Taoísmo e o Zen, destacando sem cair no simplismo e no esquematismo empobrecedor as principais características de cada uma destas correntes, tais como a noção de que o mundo está em permanente mudança e a idéia de que existe uma unidade geral no universo, de maneira tal que todas as coisas estão interligadas através de um nexo causal e primordial.

No capítulo Os Paralelos, Capra realça e discute as semelhanças entre estas características do misticismo e as novas descobertas da física, cada vez mais concordantes em vários pontos no constante dinamismo  epistemilógico em que o esotérico se transforma em exotérico. Por exemplo, a física atual já concorda com o pensamento oriental quanto a permanente mutabilidade do universo.

O seu livro constitui uma inestimável contribuição para uma tomada de consciência da profunda harmonia existente entre a visão do mundo da ciência e a da tradição mística. Os dois temas básicos desta concepção são a unidade e a inter relação de todos os fenômenos e a natureza intrinsecamente dinâmica do universo. 

Leia mais sobre aqui e aqui , baixe a palestra de Fritjof Capra aqui e o livro completo em português aqui.





Comentários: