O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma comedia romântica francesa de 2001, dirigida pelo criativo Jean-Pierre Jeunet (Delicatessen, Ladrão de Sonhos, Alien, a Ressurreição). O filme é uma obra prima. Não tem meias medidas: a gente ama ou odeia.
Com uma fotografia deslumbrante e um roteiro enganosamente simples, Jeunet consegue dar a impressão de que se está lendo um belo poema. Sua história adorável sobre a solitária, a doce e sonhadora Amélie Poulain, a justiceira (magistralmente interpretada por Audrey Tautou, mesma de O Código da Vinci), tem cenários criativos e personagens tão cheios de vida e ao mesmo tempo tão fantásticos, que somos envolvidos em seus destinos, sem que o percebamos, transportados por uma trilha sonora maravilhosa, composta pelo genial multi-instrumentista francês Yann Tiersen.
Acho até que o filme não entrou em circuito comercial aqui em Manaus, como freqüentemente acontece com os que fogem do apelo comercial. Lembro que o baixei da net, em AVI, ainda em 2001, e me diverti durante várias semanas editando as legendas francesas (no Subtitleworkshop) para que ficassem iguais ao áudio. Se ainda não o assistiu, vale a pena locar o DVD,
Enquanto isso, baixe aqui o álbum.
2 Comentários:
Excelente!Não conhecia. A cultura francesa e europeia de uma maneira geral é sufocada no Brasil pelo marcantilismo cultural dos americanos do norte.
Gostei tanto da trilha sonora que fiquei com vontade de ver o filme...
Postar um comentário