segunda-feira, 8 de novembro de 2010

1

Câncer de mama e tratamentos alternativos

Para as mulheres que enfrentam o câncer de mama, o diagnóstico é apenas o primeiro item em uma longa lista de coisas que elas nunca gostariam de ouvir.
A radioterapia pode causar fadiga, perda de cabelo, e até mesmo problemas de pulmão. A quimioterapia traz efeitos secundários graves, como fadiga, náusea extrema e neuropatia. Enquanto a maioria das mulheres estão mais do que dispostas a enfrentar estes transtornos para ter uma chance de derrotar o câncer de mama, estes efeitos secundários, juntamente com o inevitável estresse emocional, têm dado origem a outro ramo do tratamento do câncer: a medicina alternativa.

Hoje, mais e mais mulheres estão se voltando para os tratamentos alternativos de câncer de mama, como a acupuntura, as terapias mente-corpo, a Yoga, a meditação, enfim, a medicina tradicional chinesa. Estes tratamentos, a maioria deles com  raízes na medicina oriental, são geralmente usados como coadjuvantes ou suplementares aos tratamentos com métodos convencionais, tais como cirurgia e quimioterapia. Eles podem ajudar a combater os efeitos colaterais físicos e emocionais do tratamento do câncer de mama e de outras enfermidades, e muitas mulheres afirmam que os tratamentos alternativos foram um apoio vital durante sua luta contra a doença.

Há uma série de pesquisas mostrando que os programas de mente-corpo, quer se trate de ioga, meditação ou de grupos de apoio, podem ser muito úteis para ajudar a controlar os efeitos colaterais da doença e de alguns dos tratamentos ocidentais. Entre os maiores benefícios está a redução do estresse. Há algumas indicações de pesquisas de que esses tipos de programas realmente têm uma influência positiva sobre os indicadores biológicos, tais como os hormônios do estresse

A acupuntura é hoje uma terapia popular e eficaz para muitos pacientes com câncer. Para muitas mulheres, a acupuntura – além de ajudar com os efeitos colaterais da quimioterapia e da radiação, como náuseas, fadiga e movimentos intestinais irregulares - pode ainda fornecer serenidade para a mente, que já está estressada pelo dia-a-dia.

Algumas terapias mente-corpo incluem o que é chamado de imaginação guiada. Nesta técnica de tratamento complementar, a imaginação dirigida pode se fixar em uma série de formas e situações diferentes a serem vivenciadas no plano mental pelo paciente a fim de induzi-lo a entrar em um estado sensorial relaxado, através da evocação de locais, situações e sensações  agradáveis anteriormente experimentadas. Um clima confortável, uma paisagem ... talvez um lugar da infância. A parte mais importante é que a técnica envolve todos os sentidos e relaxa.

Os efeitos calmantes do corpo-mente e das terapias de movimento também podem a lidar com o que casualmente é referido como "quimio-cérebro", um sintoma da quimioterapia que envolve o cérebro de um paciente em uma espécie de neblina, diminuindo as funções cognitivas e causando dificuldade de concentração para executar tarefas simples ou simplesmente lembrar de palavras, nomes e datas.

Embora muitas pessoas possam ser céticas sobre os benefícios dos remédios naturais e não-ocidentais, a maioria dos médicos recomendam aos pacientes que se envolvam em tratamentos complementares para ajudar a lidar com os encargos biológicas e emocionais do câncer de mama.

E acho que esses tratamentos podem ser estendidos a todos os tipos de câncer e a outras enfermidades.

1 Comentário:

Anônimo disse...

minha mãe tem 80 anos, e foi descoberto cancer de mama, estamos com medo que ela não suporte a anestesia, será que existe manutenção pro caso dela.