quinta-feira, 5 de novembro de 2009

5

Metade do caminho


Ontem passei pela 3a sessão de quimio e, bem, já que vimos algumas noções básicas de quimioterapia e de imunoterapia, e que já cheguei à metade do número de sessões previstas (isso vai render até fevereiro !), agora podemos falar do meu tratamento de forma específica. A foto acima foi feita num dos 10 cubículos de hemoterapia do Hemoam


O esquema segue um protocolo chamado R-Chop, composto pelas drogas:

- Rituximab (anticorpo monoclonal) 700 mg, sol. endovenosa, 6 a 8 h de aplicação;
- Ciclofosfamida (alquilante) 1500 mg, sol. endovenosa, 2 h de aplicação;
- Adriblastina (antibiótico) 95 mg, sol. endovenosa, 1 h de aplicação
- Vincristina (alcalóide, inibidor mitótico ) 2 mg, sol endovenosa, 1 h de aplicação
- Prednisona (corticosteróide) 200 mg/dia, via oral durante 5 dias.

Coadjuvantes para minimizar os efeitos colaterais:

- Omeprazol (controle da secreção de ácido gástrico) 40 mg/dia via oral durante 6 dias;
- Zofran (controle da náusea e vômito) 4 mg via oral durante a sessão de quimio.
- Soro fisiológico (hidratação) 1000 ml, endovenosa.

O tratamento é aplicado no HEMOAM - Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. O esquema completo prevê a realização de 6 sessões de aplicação em intervalos de 4 semanas entre elas. Ja foram feitas 3 sessões, nos dias 09.09.09, 07.10.09 e 04.11.09 (ontem). A próxima será provavelmente dia 02.12.09. O tempo médio de duração de cada sessão é de 12 horas.

Esse bolo de chocolate estava uma delícia!!

Da experiência das duas sessões anteriores, os efeitos colaterais em mim se manifestam a partir do sexto dia, com a interrupção do omeprazol e da prednizona e são principalmente disturbios gastrintestinais, com falta de sensibilidade gustativa. A queda dos cabelos começou logo após a 1a quimio e eles já voltaram a crescer.

Para se ter um termo de comparação, o tratamento da ministra Dilma Rousseff foi feito em 6 sessões de 3 horas cada, intervaladas de 21 dias.

Estive o tempo todo acompanhado pelos meus 2 lindos e incansáveis anjos de guarda, Sandra e Thati. Depois de ter passado o dia todo tomando CHOP na veia patrocinado pelo governo, levei as duas pra jantar no Picanhamania. Já engordei 6 kg desde o início devido aos corticóides e ao apetite medonho do pós quimio.No próximo post conto todos os detalhes :=)

5 Comentários:

Unknown disse...

Admiro a força e a coragem com que vem enfrentanto esta difícil batalha.Tenho certeza de que, "ELE",te dará a vitória.Estarei sempre ao teu lado...Te Amo.

Marcos Melo disse...

Meu caro Daniel,se demorar muito vai ficar uma baleia careca. Um abraço.Boa sorte.

daniel disse...

Olá, Marcos ! Me aguarde. Essa baleia gorda, careca e curada ainda vai invadir suas belas praias aí em Fortaleza. Só não posso é tomar ipioca tipo exportação. Arrrrreee!! Um abraço.

Thati disse...

Paizito do meu coração...suas palavras me emocionam. Ficarei ansiosa pelo próximo post...
Estaremos sempre juntos!!

Vera Estácio disse...

Tenho lido suas pesquisas, gostei muito de ver vc. Mesmo careca vc está com aparência bem saudável. Estou doida para ir aí, me aguarde. Te amo.