sexta-feira, 27 de novembro de 2009

1

Chá verde pode bloquear ação da quimioterapia.



ScienceDaily (Feb. 5, 2009) — Contrariamente às crenças populares relativas aos benefícios do chá verde para a saúde humana, investigadores da Universidade da Califórnia do Sul (University of Southern California - USC) descobriram que este suplemento - largamente utilizado - torna completamente ineficaz um medicamento usado no tratamento do Mieloma Múltiplo e do Linfoma de Células do Manto.
O estudo, que levou à descoberta de um componente do extrato de chá verde (GTE) chamado EGCG que destrói toda e qualquer actividade anti-cancerígena do medicamento Velcade, experimentado em ratos portadores de tumores, será publicado no jornal Blood.  
A nossa descoberta de que o GTE ou EGCG inibe a ação terapêutica do Velcade foi completamente inesperada”, disse o autor Axel H. Schönthal, PhD, Professor associado do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Escola de Medicina Keck da Universidade da Califórnia do Sul. ”A nossa expectativa era que o GTE ou EGCG reforçasse os efeitos anti-cancerígenos do Velcade e que, a combinação do GTE com o Velcade (ou EGCG com Velcade) resultasse num tratamento superior do câncer, comparativamente ao tratamento simples com Velcade.
Os remédios à base de ervas medicinais, incluindo o chá verde, tornaram-se populares para os pacientes que sofrem de cancro e que têm de lidar com os efeitos secundários da quimioterapia. Contudo, estes suplementos não são regulamentados e, além disso, os seus benefícios ou efeitos prejudiciais ainda não foram objeto de pesquisa.
Usando modelos pre-clínicos e ratos portadores de tumores, os investigadores descobriram que a atividade terapêutica de bloqueio invulgarmente eficaz do Velcade se baseava na interação química entre moléculas. A molécula EGCG e a molécula do Velcade demonstraram a capacidade de formar associações químicas, significando isto que a molécula do Velcade não mais poderia ser associada ao seu objeto primordial, dentro das células cancerígenas.
Conduzir ensaios clínicos em seres humanos para comprovar estes resultados seria altamente anti-ético, devido aos resultados previsivelmente desfavoráveis. No entanto, os investigadores esperam que os resultados do estudo sejam aplicáveis a pacientes com cancro. 
A conclusão mais imediata resultante do nosso estudo é que os pacientes submetidos a tratamentos anti-cancro com o Velcade devem evitar o chá verde e, em particular, todos os seus produtos concentrados, de venda livre em lojas de comida saudável”, diz Schönthal. “É importante espalhar esta mensagem a todos os prestadores de serviços na área da saúde que administram Velcade aos seus pacientes. 
Schönthal ressalva que, complementar o tratamento com produtos derivados do chá verde nos pacientes a quem se administra Velcade, poderia reduzir a agressividade dos efeitos secundários - o que até seria bastante apelativo para o paciente mas este pagaria bem caro por isso.
Essencialmente, além de ser incapaz de atacar células cancerígenas, o Velcade também não provocaria efeitos secundários”, diz ele. ”Como resultado, o paciente sentir-se-ia bastante melhor e concluiria que o consumo de GTE teria ajudado a lidar com esses efeitos quando, na verdade, o Velcade nem sequer estava ativo, para começar.
As conclusões da pesquisa são parte de um projecto mais vasto liderado pela equipe, intitulado “As propriedades Yin-Yang do Extracto de Chá Verde Combinadas com a Quimioterapia para o Cancro: de Encorajadoramente Benéficas a Perigosamente Prejudiciais”. 

Obviamente, a combinação do GTE ou EGCG com Velcade é um exemplo de perigosamente prejudicial”, diz Schönthal. “Contudo, estamos a estudar também outro medicamento bem aceito em quimioterapia, no qual, a inclusão do EGCG parece apontar para um resultado “encorajadoramente benéfico”, o que se alinha mais com a nossa expectativa inicial de que o GTE deveria ser benéfico e não prejudicial.’’
O estudo foi patrocinado pela Fundação de Pesquisa do Mieloma Múltiplo (Multiple Myeloma Research Foundation).

Fonte: Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas
 

1 Comentário:

Paes Leme disse...

Os chás são infusões vegetais e fazem parte da fitoterapia. Apesar de terem um efeito muito lento no organismo, podem potencializar ou ate anular o efeito das drogas se interagirem com elas. Por isso é preciso se ter cautela com o uso indiscriminado de chás. Para se ter uma idéia, o ácido acetilsalicílico,que é a popular aspirina, é um produto de origem vegetal, extraido da casca da arvore do salgueiro, e se ingerido sem um controle adequado interfere com as funçoes vitais, temperatura e pressão.