quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

3

Anvisa autoriza fabricação de aparelho desenvolvido na USP para tratar câncer de pele


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação de um aparelho que faz o diagnóstico e o tratamento de um tipo de câncer de pele. O equipamento foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.

O aparelho custa cerca de R$ 13 mil. A empresa responsável pela fabricação fica em São Carlos e aposta na nova tecnologia. A expectativa para o primeiro ano é comercializar em média 40 equipamentos por mês, inclusive no exterior. “A procura é em todos os estados, tem uma demanda para esse equipamento, também interesse de estrangeiros. Empresas americanas e europeias já se interessaram pela tecnologia”, disse o dono da MM Optics, Fernando de Moraes Mendonça Ribeiro.

O método é considerado uma opção de tratamento antes da cirurgia. Com 90% de chances de cura, é indicado para o carcinoma, o tipo de câncer de pele mais comum no país e que atinge 120 mil pessoas por ano.

A terapia fotodinâmica, à base de laser, dura cerca de quatro horas e não tem efeitos colaterais. Com a aplicação de uma pomada, o equipamento ajuda a identificar os tumores na pele e depois também é usado no tratamento. A luz vermelha de alta potência mata a células cancerígenas. “Pela primeira vez a gente conseguiu colocar em um único sistema um aparelho que permite ao médico auxílio no diagnóstico e também no acompanhamento do tratamento em tempo real e do tratamento”, disse o pesquisador da USP Vanderlei Bagnato.

O equipamento chegará gratuitamente em 100 unidades de saúde no Brasil. Ao todo, 30 já foram entregues.

Fonte aqui

3 Comentários:

daniel disse...

Lilian, BOA SORTE!! Iza, Marina, Sol, obrigado pela visita, meninas. Comentários de vcs são sempre o ponto máximo aqui neste blog.
Cristina, muito feliz com sua visita e comentário oportuno e estimulante. Por favor fique sempre a vontade. Uma honra ter vc entre meus amigos queridos.

Cristina disse...

Obrigada Daniel por me mencionar em seu comentário. Quanto a esse post muito boa essa novidade, meu marido teve carcinoma de pele e teve que fazer uma cirurgia ficou uma cicatriz, com esse aparelho seria bem mais fácil não é? Espero que esse tratamento seja para todos. Um grande abraço!

Anônimo disse...

E quem está pagando isso? Cem unidades ainda não é pouco? É doação do fabricante? Não entendi