segunda-feira, 22 de agosto de 2011

1

Cientistas acham que descobriram como células de câncer se espalham


Existem no corpo humano pelo menos 200.000 tipos diferentes de proteínas – onde se incluem as enzimas -, cada uma especializada em uma função biológica, e até o momento presente compreendemos de maneira não muito precisa o funcionamento, a função, a utilidade de apenas aproximadamente 2% delas. Elas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células, totalizando mais de 50% de seu peso seco. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa por elas.
E tudo indica que mesmo tão essenciais à vida, estão sempre associadas aos processos cancerosos. No início de fevereiro uma publicação do "Journal of Clinical Investigation" informava que pesquisadores encontraram uma proteína produzida pelos tumores, chamada CPE-delta N, que também está envolvida no processamento da insulina e de outros hormônios, que os tumores com mais probabilidade de se espalhar produzem, e que poderia ser usada para prever quais pacientes teriam mais risco de morrer por causa da doença.

Rembrandt? Não. Esta é a primeira imagem de uma célula humana que permite a visualização das proteínas responsáveis pelos contatos intercelulares.
Pesquisadores europeus descobriram como as células do câncer geram contrações parecidas com as produzidas pelas células musculares para se espalhar pelo corpo. Uma proteína chamada JAK desencadeia contrações nos tumores que permitem que as células cancerosas se espremam por pequenos espaços e se espalhem.

A pesquisa, publicada na revista Cancer Cell, foi feita por cientistas do Instituto de Pesquisas sobre o Câncer (ICR), de Londres, e da Universidade de Nice, na França.

Metástase

Quando a proteína JAK é "ligada", ela produz contrações nas células, semelhantes às dos músculos, gerando a força que as células cancerosas precisam para se mover.

A descoberta levanta a possibilidade de que drogas que alvejem a JAK possam impedir a disseminação de tumores, chamado metástase, que é responsável por 90 por cento das mortes relacionadas ao câncer.

Os tumores são formados por células cancerosas, células saudáveis associadas ao tumor e estruturas de suporte, que se juntam na chamada matriz extracelular. As células cancerígenas se espalham movendo-se para fora do tumor, através desta matriz, atingindo novos locais.

Usando os cotovelos

Em alguns tipos de câncer, as células cancerosas usam a força para "acotovelar" suas vizinhas e abrir caminho através da matriz. Em outros tipos de tumores, as células saudáveis associadas ao tumor usam a força para criar túneis, pelos quais as células cancerosas podem escapar.

Os cientistas mostraram que tanto a força gerada pelas células de câncer, quanto pelas células normais associadas ao tumor, usam os mesmos processos, baseados na proteína JAK.

Já existem drogas em desenvolvimento para inibir a proteína JAK, mas ainda em estágio de pesquisa.

Fonte aqui. Editorial pelo autor do blog e ilustração do Googleimages.

1 Comentário:

Solange disse...

Olá Daniel! como está? Adoro ler suas postagem,
Parabéns são ótimas.
Beijos da Sol