quarta-feira, 10 de agosto de 2011

0

Reynaldo Gianecchini com linfoma não-Hodgkin

O ator Reynaldo Gianecchini, que foi internado no Hospital Sírio Libanês nesta quarta-feira, foi diagnosticado com o mesmo tipo de câncer que acometeu a presidente Dilma Rousseff em 2009.

O "linfoma não Hodgkin", é uma doença que afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, responsável por ajudar na defesa do corpo contra ameaças externas, como vírus e bactérias. A confirmação do câncer no ator foi dada pela assessoria de imprensa do hospital, após exames que apontaram o diagnóstico.

Os linfomas são divididos em duas grandes categorias: o linfoma Hodgkin, ou "doença de Hodgkin", que responde por apenas 10% do total de casos. Atinge em sua maioria jovens e pessoas de meia-idade. Os outros 90%, incluindo o caso do ator, são linfomas não Hodgkin.
No caso da presidente Dilma Rousseff, um nódulo na axila esquerda foi retirado para análise. Como aquele era o único foco da doença, os médicos optaram por prosseguir o tratamento com remédios quimioterápicos durante quatro meses.

O oncologista clínico Vladmir Cordeiro de Lima, do Hospital A.C. Camargo, afirmou que, apesar de serem do mesmo tipo, não é possível dizer se o câncer de Gianecchini é parecido com o da presidente, já que o grupo de linfomas não-Hodgkin contém mais de trinta doenças diferentes.

"Normalmente, os linfomas recebem quimioterapia e, ocasionalmente, radioterapia. Com raríssimas exceções, linfomas não são tratados por cirurgia, já que a célula maligna consegue circular pelo corpo e pode afetar outras áreas. O tratamento é sempre sistêmico, ou seja, vai atuar no corpo inteiro do paciente", explica o médico.

Ainda não há informações sobre o local afetado pela doença no corpo do ator.

O ator estava em cartaz com a peça “Cruel”, que estreou em 27 de junho no Teatro Faap. Segundo a assessoria do espetáculo, as apresentações foram suspensas há duas semanas. No comunicado de cancelamento, a assessoria diz que, após uma faringite crônica, o ator “foi tratado com antibiótico que resultou grave reação alérgica”.

A nota divulgada pelo ator sobre sua internação diz: “Após ser internado com suposto sintoma de faringite, foi diagnosticado um linfoma Não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e amor de todos vocês, Reynaldo Gianecchini.

Fonte aqui

Comentários: