segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

0

Novo protocolo de tratamento para o linfoma para pacientes que têm um pior prognóstico

A terapia de altas doses seguida de transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas, após a primeira remissão completa ou parcial de linfoma folicular, poderia ajudar a aumentar a sobrevida dos pacientes. Esta é a conclusão de um estudo de fase II realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford Medical Center, na Califórnia, em 37 pacientes.

Os pacientes receberam irradiação corporal total e etoposide, assim como doses elevadas de ciclofosfamida seguidas por células-tronco autólogas de medula óssea.

Os resultados foram comparados com os de 188 pacientes com características similares tratados anteriormente com o protocolo clássico. Após um seguimento médio de 6,5 anos, o risco de morte em 10 anos foi estimado em 14%, ou seja, 38% menos do que o indicado na literatura. O risco de recorrência em 10 anos foi de 30% em comparação a 70% no grupo controle.

Segundo os autores, este regime tem um maior risco de efeitos secundários e deve ser reservado para pacientes que têm um pior prognóstico.
Traduzido de italiasalute. Leia original aqui.

Comentários: