quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1

Termoterapia pode substituir quimioterapia, dizem cientistas

C
ientistas consideram que a termoterapia pode ser uma alternativa à quimioterapia no combate ao câncer, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira durante a reunião anual da American Physical Society.
O novo tratamento utiliza a hipertermia para aquecer apenas o tumor a uma temperatura de 56ºC, o que destrói o tecido cancerígeno enquanto mantém o tecido em volta sadio, a não mais de 41ºC.
Segundo indicou Ishwar Puri, professor da Universidade Virgínia Tech e diretor da pesquisa, foram realizados até o momento apenas experimentos in vitro, mas está prevista a continuação do estudo com animais.
Os pesquisadores planejam provar seu método mediante a realização de experimentos com células de câncer diferentes, em colaboração com o doutor Elankumaran Subbiah, da Escola da Virgínia-Maryland de Medicina Veterinária.
Estudante do Ceará desenvolve novo método de combate ao câncer
U
m novo tratamento contra o câncer é o objeto de estudo de um aluno de engenharia de telecomunicações do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O sistema criado pelo estudante permite transportar e controlar com alta precisão os fármacos constituídos de nanopartículas com propriedades magnéticas capazes de atingir tumores de difícil acesso.
Com o sistema, pacientes poderiam evitar a realização de cirurgias, além de otimizar a chegada dos medicamentos ao órgão afetado. Além disso, o câncer tem a capacidade de se proliferar para outros tecidos em uma velocidade alta. O novo método permite um maior controle sobre esse avanço.
A diminuição dos danos causados por tratamentos como a quimioterapia é um dos objetivos do estudo. A intenção do estudante é de que os pacientes fiquem menos debilitados no combate à doença.

1 Comentário:

Regina Costa disse...

Oi, Dan!

Maravilha de post! ...de emocionar saber de tantas novis boas!

Nossa, só em pensar na possibilidade de não haver mais protocolos de quimios q nos maltratam tanto, embora eu saiba e reconheça q são nossos aliados... Melhor se sofrer menos e não morrer no terceiro dia (após a quimio...colateral), como acontecia comigo!!!

Então, q as pesquisas avancem no sentido de tornar tudo menos IMENSO/APAVORANTE/DENSO!!!

Beijo, q seu dia seja maraaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!